Palmas terá segundo turno pela primeira vez e ele será disputado pelos candidatos do PL, Janad Valcari, e do Podemos, Eduardo Siqueira Campos. Nas eleições deste domingo, 6, Janad obteve 39,22% dos votos (62.126), Eduardo, 32,42% (51.344); Júnior Geo (PSDB), 27,99% (44.326); e Lúcia Viana (Psol), 0,37% (591). Brancos somaram 2,08% e nulos, 3,24%. O segundo turno ocorrerá no dai 27 de outubro. A diferença entre Janad e Eduardo foi de apenas 6,8 pontos.
CARREIRA METEÓRICA
Janad construiu uma carreira meteórica. Ela chegou à Câmara de Palmas em 2020, pelo Podemos, com a terceira maior votação e, de cara, se tornou presidente do Legislativo da Capital. No cargo, fez um duro enfrentamento à prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) e com a base da tucana na Casa. Já pelo PL disputou vaga de deputada estadual em 2022 e foi a segunda mais bem votada.
CANDIDATA DESDE 2023
Ainda no início da legislatura na Assembleia, ano passado, Janad começou se movimentar para construir sua candidatura a prefeita de Palmas, como principal capital político o apoio de 17 colegas deputados estaduais e dos dois principais líderes do União Brasil, a presidente regional, senadora Dorinha Seabra Rezende, e o vice-presidente Carlos Gaguim.
RESISTÊNCIA
No início havia resistência à sua candidatura por parte do comando de seu próprio partido, o PL, e se chegou até cogitar a possibilidade de Janad negociar sua transferência para o União Brasil. Contudo, o presidente regional do PL, senador Eduardo Gomes, acabou abraçando a candidatura da parlamentar.
APOIO DO GOVERNADOR
O último desafio dela era conquistar o apoio do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Nos bastidores se dizia que ele resistia e, inclusive, chegou a flertar com outro postulante, Júnior Geo (PSDB), que ainda não havia decidido por qual partido concorreria, ao deixar o Podemos. Wanderlei empurrou a decisão ao limite e só definiu pelo apoio a Janad no dia da convenção dela. Os militantes da candidata só souberam disso no palanque da convenção.
CHEGOU A ANUNCIAR O FIM DA CARREIRA
Eduardo Siqueira Campos foi o segundo prefeito de Palmas (1993 a 1996) e teve uma longa e sólida carreira política como deputado federal, senador, secretário de Estado e deputado estadual. Na sua última passagem pela Assembleia (2019-2022) enfrentou problemas de saúde e anunciou que estava deixando a política.
SURPREENDEU
Por isso, o candidato do Podemos surpreendeu ao rever a decisão no início do ano passado de pendurar as chuteiras para tentar voltar ao comando da Prefeitura de Palmas. Ele, então, ingressou no Podemos, tirando o partido de Júnior Geo. Depois se aliou ao pastor Amarildo Martins e conseguiu o apoio do Agir, que indicou seu vice, o pastor Carlos Eduardo Velozo.
APENAS 35 SEGUNDOS
Porém, Eduardo tinha apenas 35 segundos de tempo de rádio e TV e teve que focar sua campanha nas redes sociais, debates, entrevistas, reuniões e caminhadas.