Aliados do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (Podemos), reagem à comparação da situação da Covid-19 com Palmas, onde o crescimento da curva de casos é mais gradual. Enquanto em uma semana, o número de positivações do novo coronavírus cresceu 48% na Capital (de 25 no dia 21 para 37 nessa segunda, 27), em Araguaína a alta foi de 383,3% no período (de 6 no dia 21 para 29 nessa segunda). A diferença pode ser explicada pelo relaxamento da quarentena, que foi amplo na capital econômica do Estado e bem mais restrito em Palmas.
Segredo seria a testagem
No entanto, os aliados de Dimas disseram à Coluna do CT que não é essa a leitura que precisa ser feita. Para eles, a diferença não é o relaxamento da quarentena, mas o número de testagem que explica o salto de Araguaína e o crescimento mais lento na Capital.
A conta
Apontam que Araguaína tem 95 casos suspeitos e não testados e 4,5% dos testados são positivos. Já Palmas, dizem, tem 1.029 suspeitos e não testados, e 6,4% dos testados são positivos.
Curvas se estreitam
De toda forma, a curva de Araguaína segue firme para se encontrar com a de Palmas. A diferença entre as duas era de 17 casos positivos a mais para a Capital na quinta-feira, 23; na sexta, 24, caiu para 16; no sábado, 25, para 11; no domingo, 26, para 9; e nessa segunda foi de 8.