O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) disse que as demandas que está levando para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Fórum de Governadores, na manhã desta sexta-feira, 27, atendem necessidades “não só do Tocantins, mas de estados vizinhos e auxiliará na economia nacional”. Ele lembrou que o escoamento de produções agropecuárias do Estado é de grande relevância para o cenário econômico brasileiro.
DIFICULDADES COM PANDEMIA
Wanderlei avaliou que, devido à pandemia da covid-19, o Tocantins enfrentou muitas dificuldades orçamentário-financeiras, que trouxeram obstáculos na consecução de projetos regionais.
AS 3 PRIORIDADES ELENCADAS
Em ofício encaminhado ao presidente Lula, por meio da Secretaria Executiva do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, o governador Wanderlei Barbosa elencou como prioritárias:
– a construção da ponte sobre o Rio Tocantins, ligando os municípios de Filadélfia (TO) a Carolina (MA);
– a pavimentação do trecho da Rodovia TO-110, entre o município de São Félix do Tocantins e o estado da Bahia, que liga os principais roteiros turísticos do Parque Estadual do Jalapão;
– e, por fim, a federalização da TO-335, que liga a fronteira do estado do Pará, no município tocantinense de Couto Magalhães, passando por Colinas do Tocantins, até o entroncamento de Palmeirante do Tocantins, onde fica o porto seco da Ferrovia Norte Sul, atuando como área de escoamento da produção dos estados do Tocantins e Piauí.
ASSEMBLEIA DO CONSÓRCIO
As pautas também foram apresentadas pelo governador durante a Assembleia Geral do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central e da Reunião Preparatória para o Fórum, na segunda-feira, 23.
OUTRAS DEMANDAS
Ainda durante a reunião preparatória da segunda-feira, 23, o governador Wanderlei Barbosa defendeu a disponibilidade de recursos para o Programa de Redução do Déficit Habitacional no Tocantins, a construção da ponte sobre o Rio Araguaia, ligando os municípios de Caseara (TO) e Santana do Araguaia (PA), e apresentou, como prioridade, a construção do Hospital Materno Infantil, incluindo a atenção especializada à saúde da mulher tocantinense.