A deputada federal Josi Nunes (Pros) justificou em longa nota o resultado do primeiro turno da eleição suplementar em Gurupi, no qual o governador interino Mauro Carlesse (PHS) aparece com 56,75% dos votos válidos, resultado bem acima do candidato apoiado pela parlamentar, o senador Vicentinho Alves (PR), que conquistou apenas 4,54% do eleitorado da cidade.
Entre outros argumentos, a congressista indicou a existência de um “sentimento” dos gurupienses de ter alguém do município no comando do Executivo. “O cidadão demonstrou o desejo por um representante que possa olhar com mais atenção as demandas da cidade, o que é compreensível”, anotou Josi Nunes. Gurupi é a base eleitoral de Carlesse.
LEIA MAIS
Na avaliação da deputada, este resultado mostra que “não há mais transferência de votos”. Além do “sentimento” do gurupiense, Josi Nunes também argumentou que a vontade do eleitorado pelo “novo” também pode ter influenciado, bem como a “a força da máquina pública” e a “crença da estabilidade”, motes que estão no discurso do discurso de Mauro Carlesse, que está interinamente à frente do governo do Estado.
Apesar do resultado de Vicentinho Alves no município, Josi Nunes afirma que continuará acompanhando o republicano no segundo turno. “Mesmo o candidato que apoiei ao governo não tendo uma boa votação em Gurupi neste primeiro turno, quero deixar claro que mantenho o meu apoio. Vamos continuar trabalhando e aguardaremos com muito respeito qualquer decisão do eleitor”, disse.
Abaixo leia a íntegra da nota:
“Sobre o resultado do primeiro turno das eleições suplementares no município de Gurupi, a minha avaliação é de que o resultado das eleições ,de modo geral, é um reflexo do momento politico pelo qual passa o Estado e, sobretudo o Brasil.
Toda essa crise politica, econômica e moral, principalmente no que tange aos esquemas de corrupção, que desviam recursos que deveriam ser destinados ao povo e investidos em saúde, segurança, educação provocou , com toda razão, uma grande indignação, descrença na representatividade pelo povo brasileiro. É preciso reconhecer que as pessoas não se sentem representadas pela classe política.
Neste contexto, é normal que o cidadão busque uma alternativa. O grande número de abstenções, brancos e nulos demonstrou esse descontentamento. As escolhas dos candidatos ocorreram por vários motivos; alguns votaram pelo “novo”, outros pela experiência ou pela história do candidato. Tivemos também, aqueles que optaram pelo candidato ficha limpa ou pelo trabalho do candidato em seu município. Mas, não podemos negar que tivemos eleitores que foram influenciados pela força da máquina pública, que votaram por algum beneficio adquirido ou pela crença na estabilidade.
Em Gurupi, especificamente, além de todos esses motivos que orientaram alguns votos, percebi durante a campanha o sentimento da população de ter um representante da cidade no comando do Executivo Estadual. O cidadão demonstrou o desejo por um representante que possa olhar com mais atenção as demandas da cidade, o que é compreensível.
O resultado nas urnas mostra que não há mais transferência de votos. Cada eleição é uma eleição diferente. Mesmo o candidato que apoiei ao governo não tendo uma boa votação em Gurupi neste primeiro turno, quero deixar claro que mantenho o meu apoio . Vamos continuar trabalhando e aguardaremos com muito respeito qualquer decisão do eleitor.
Tenho certeza que o segundo turno será outra campanha em que os candidatos terão o mesmo tempo de televisão e poderão debater ideias de igual para igual. E também, uma oportunidade para os eleitores analisarem melhor as propostas de cada um.
Quero agradecer os votos que conseguimos para nosso candidato em Gurupi, quero parabenizar os lideres que fizeram um bom trabalho para seus candidatos e na oportunidade, parabenizar a todos que participaram do processo eleitoral.
Aos que não participaram , acredito que este segundo turno ainda será uma nova oportunidade de manifestar, através do voto, a esperança de um Tocantins melhor.
Brasília, 05 de junho de 2018
Deputada Federal Josi Nunes”