Faltando menos de 72 horas para o fim do prazo para o registro de candidatura, que encerra nesta quarta-feira, 15, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE) alerta aos candidatos, partidos e coligações para que não o faça na última hora. A lista com os nomes dos candidatos registrados pode ser conferida no site DivulgaCand. Até o momento, apenas o grupo de Carlos Amastha (PSB) concluiu o procedimento.
De acordo com a Justiça Eleitoral, para que o processo transcorra sem intercorrências, está sendo montada no auditório do TRE uma estrutura com 10 computadores para receber a documentação dos candidatos. Toda a elaboração do pedido de registro do candidato que pretende concorrer nas eleições gerais de 2018 será eletrônica, por meio do Sistema de Candidaturas Módulo Externo (CANDex 2018).
Registro de candidatura
O uso do CANDex é obrigatório para a realização de todos os tipos de pedido: coletivo, individual, de vagas remanescentes e de substituição (Res. TSE nº 23.548/2017, art. 22). Para ter acesso ao sistema atualizado é necessário fazer o download no portal do Tribunal Superior Eleitoral ou do TRE.
Depois de baixado e devidamente instalado, o candidato, partido ou coligação, no momento do pedido de registro de candidatura, deverá preencher os dados e anexar os documentos e fotos exigidos pela legislação eleitoral, como: cópia da ata da convenção partidária, autorização do filiado ao partido para incluir seu nome como candidato, prova de filiação partidária, documentos pessoais, declaração de bens, título eleitoral, certidão de quitação eleitoral, certidões criminais da Justiça, e propostas de governo, para candidato ao cargo de presidente ou governador.
Entrega dos pedidos
A entrega do pedido de registro à Justiça Eleitoral pode ser feita de duas formas, obedecidos aos prazos legais: mediante transmissão dos dados biográficos pela internet, até às 23h59 do dia 14 de agosto de 2018. Encerrado o prazo, a entrega do pedido só poderá ser feita em mídia eletrônica, juntamente com os arquivos de documentos exigidos pela legislação, ao Tribunal Eleitoral, até às 19 horas do dia 15 de agosto de 2018.
Ou então mediante entrega do arquivo completo gerado pelo CANDex, diretamente ao Tribunal Eleitoral, em arquivo único gravado em mídia eletrônica até às 19 (dezenove) horas do dia 15 de agosto de 2018.
CANDex 2018
Para saber passo a passo, obter todos os procedimentos para o uso do sistema e dicas para melhor aproveitamento do tempo, acesse o Manual Completo do Usuário do CANDex disponível em PDF. (Com informações da Ascom)