O ex-deputado Paulo Mourão foi apontado pelo jornal Folha de S.Paulo como um dos apenas dez pré-candidatos cotados para disputar pelo PT os governos estaduais. De acordo com a reportagem, nos demais Estados, a prioridade será a consolidação de palanques para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pensando na governabilidade de uma eventual gestão petista.
Um dos menores números
Será um dos menores números de candidatos a governador do PT em seus 42 anos de história. Somente em 2010, na eleição de Dilma Rousseff, que o partido teve apenas dez nomes em disputa pelos governos estaduais.
20 anos sem candidato próprio
No caso do Tocantins, em 2022 faz exatos 20 anos que o PT não consegue lançar um candidato a governador. Mourão vem tentando consolidar uma candidatura desde 2010, quando chegou a ter seu nome lançado em convenção, mas acabou sendo retirado do páreo num acordo nacional que levou o partido a apoiar a reeleição do então governador Carlos Gaguim, na época pelo MDB. O ex-deputado acabou sendo candidato a senador.
Os pré-candidatos citados
Além de Mourão no Tocantins, a matéria cita Jaques Wagner na Bahia, Zeca do PT em Mato Grosso do Sul, Rafael Fonteneles no Piauí, Fátima Bezerra no Rio Grande do Norte, Edegar Pretto no Rio Grande do Sul, Anselmo de Jesus em Rondônia, Décio Lima em Santa Catarina, Fernando Haddad em São Paulo e Rogério Carvalho no Sergipe.