A direção estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) confirmará em convenção no domingo, 5, o apoio à candidatura a governador do ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB). Ao CT, o presidente da agremiação, Nésio Fernandes, confirmou haver acordo para que os candidatos comunistas a deputado estadual componham uma coligação formada por novatos e pessoas sem mandato. Para federal, a sigla indicará o cantor sertanejo João Lucas, que é natural de Miranorte.
De acordo com Nésio Fernandes, o grupo em torno de Carlos Amastha está buscando “equilíbrio de competitividade” entre os candidatos a deputado estadual, e por isto foi acordado a formação de uma “chapinha”. “São pessoas sem mandato, mas que tem um grau de competitividade importante. E houve este acordo com o PSB e os demais partidos que compõem a aliança de que poderíamos construir esta chapinha”, garantiu o presidente do PCdoB, ex-secretário municipal de Saúde.
Além do próprio Nésio Fernandes, os comunistas pré-candidatos a deputado estadual são Germana Pires, Marquinhos Karajás, Elpidio da Renovação Carismática e Duende de Taquaruçu.
Conforme relatou o Blog CT, a definição de que haveriam duas chapas, uma de mandatários e outra de debutantes, desagrada os já deputados estaduais. Dos partidos que já confirmaram apoio a Carlos Amastha, dois tem vagas na Assembleia Legislativa. O PSDB com Olyntho Neto e a presidente da Casa, Luana Ribeiro; e o PR com José Bonifácio e o recém-empossado Stalin Bucar, que assumiu o lugar deixado pelo vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS).
Para federal, o PCdoB indicará apenas o cantor sertanejo João Lucas, da dupla João Lucas e Marcelo. Nésio Fernandes considerou a decisão do partido de lançar a pré-candidatura do músico a como “ousada”. “Vai ser uma surpresa”, garantiu. O presidente da legenda afirma que, para Câmara Federal, naturalmente uma chapa única será a opção.
Apoio a Amastha
Nésio Fernandes aproveitou para destacar o apoio a pré-candidatura de Carlos Amastha ao governo do Estado. O presidente do PCdoB disse entender que uma aliança com o ex prefeito aponta uma ponte para “um novo rumo”. “Com soluções concretas para crise e que supere as narrativas estereotipadas das eleições anteriores que construíram muito ódio e pouca saída para o Estado”, avaliou.
“Estamos construindo com o Amastha uma campanha focada em um plano de governo em que o PCdoB ajudou a formar e traz nele importantes contribuições para o desenvolvimento econômico, saúde, educação, meio ambiente e outras áreas sociais” acrescenta Nésio Fernandes, ressaltando que a aliança do partido com o PSB vem desde 2012, quando o pré-candidato venceu as eleições para a Prefeitura de Palmas.
Nos seis anos de governo Carlos Amastha à frente da Prefeitura de Palmas, o PCdoB ocupou espaços nas secretarias municipais da Saúde, Meio Ambiente, Educação, Segurança e Planejamento.
A convenção partidária comunista acontece no domingo, 5, na Escola Aurélio Buarque, no Jardim Aureny I, em Palmas. O evento acontece a partir das 8 horas e contará com a realização de movimento em prol da candidatura da presidenciável Manuela D’ávila (PCdoB). Após as formalidades, o PCdoC participará, no período da noite, da convenção de Carlos Amastha, marcada para acontecer no Espaço Cultural. (Com informações da Ascom/PCdoB)