A comissão política do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Tocantins divulgou no sábado, 2, uma nota pública para comentar a formação da federação com PT e PV, bem como o ingresso da deputada estadual Luana Ribeiro à sigla. A parlamentar deixou o PSDB após não conseguir legenda para tentar a reeleição.
Alegria e entusiasmo em receber Luana Ribeiro
Apesar do histórico em siglas à direita – além de tucana, a parlamentar teve uma longa passagem pelo Partido Liberal -, o PCdoB exaltou o ingresso da mais nova comunista. “Aprova e saúda, com alegria e entusiasmo, a filiação de Luana Ribeiro ao partido, em face de sua trajetória histórica e seu expresso compromisso com o projeto de desenvolvimento do Tocantins e do Brasil, iniciativa endossada pelas direções estadual e nacional da legenda”, diz a nota. A deputada já está em agenda em Brasília nesta terça-feira, 5, para ser apresentada à bancada da agremiação na Câmara Federal.
Federação
Além de exaltar o projeto de eleger Lula da Silva (PT) novamente presidente da República, o PCdoB também falou do trabalho em organizar a federação com o PT e PV, adiantada a nível nacional. Neste sentido, a sigla assumiu o compromisso por uma “unidade política” e falou sobre a possibilidade de cada sigla ter apenas um mandatário na nominata de deputados estaduais. “Levando em consideração a prioridade para a conquista dos votos federais para o partido, com foco na ampliação do campo democrático e no fortalecimento do projeto estratégico do PCdoB”, pondera. Entretanto, o secretário-geral do diretório estadual comunista, Emival Dalat Filho, esclareceu à Coluna do CT que este cenário ainda precisa passar pelo crivo do conselho político, o que ainda não aconteceu. O tema deverá ser alvo de debate até a deliberação final. “A federação não pode ferir a autonomia dos partidos. Cada um deve ter liberdade para indicar suas vagas”, pondera o dirigente, que diz que este possível entendimento citado na nota passou apenas pelos presidentes regionais, mas não pelas estruturas partidárias, que terá a palavra final.
Leia a íntegra da nota:
“NOTA PÚBLICA DO PCdoB TOCANTINS
Comemoramos o fortalecimento do campo democrático no Tocantins, no ano do centenário do Partido Comunista do Brasil.
A federação partidária tem como premissa expandir e fortalecer as forças democráticas e nacionalistas.
A comissão Política do Partido Comunista do Brasil (PCdoB-TO), que participa da construção da Federação a qual até o presente momento conta com os partidos PCdoB, PT e PV, busca unidade nacional para retomada do Desenvolvimento.
Temos a clareza de que os desafios que se avizinham serão gigantes, e, também, a consciência de que todos os partidos da federação, comprometem-se com a estratégia de construir o diálogo de que o Brasil precisa.
O momento é, portanto, de convidar as forças democráticas que querem o bem do país.
Juntar forças é a palavra de ordem. Nesse sentido, temos o firme compromisso de reeleger o presidente LULA e de colaborar com povo tocantinense em um projeto ousado de participação popular.
O PCdoB-TO, que conta com a liderança do deputado Ivory de Lira, tem a honra de apresentar a deputada Luana Ribeiro como a mais nova filiada, qualificando ainda mais nossas fileiras.
Reforçamos a nossa luta contra as forças representadas pelo atual governo federal, celebrando nossa coerência fortificada pelas filiações, além da deputada Luana Ribeiro, de várias outras lideranças estaduais. O PCdoB é um partido que une. Assim, não poderíamos agir diferente nesse momento crucial, reafirmando o compromisso da eleição de Lula presidente.
Nesse sentido, a Comissão Política Estadual (CPE) do PCdoB Tocantins, reunida neste sábado, dois de abril, em Palmas delibera:
1 – Aprova e saúda, com alegria e entusiasmo, a filiação da deputada Luana Ribeiro ao partido, em face de sua trajetória histórica e seu expresso compromisso com o projeto de desenvolvimento do Tocantins e do Brasil, iniciativa endossada pelas direções estadual e nacional da legenda.
2 – A CPE-TO compreende que a filiação da parlamentar, associada à liderança do deputado Ivory de Lira, presidente do partido, reforça o posicionamento do PCdoB no âmbito local e nacional, bem como as possibilidades eleitorais da legenda.
3 – Reafirma o compromisso com a construção, no Tocantins, da Federação partidária em formação no plano nacional, integrada pelo PT, PV e PCdoB, a partir do compromisso estratégico de formação de um campo político capaz de enfrentar e derrotar as forças que representam a tragédia do atual governo que ameaça cronicamente a democracia e o projeto nacional de desenvolvimento.
4 – Reforça seu compromisso com a unidade política no âmbito da federação que se encontra em formação no Estado do Tocantins com respeito à representação e legitimidade dos três partidos que a compõem, sem prejuízo dos projetos eleitorais em curso.
5 – Buscará o entendimento em torno do posicionamento emitido, preliminarmente pelos seus presidentes das siglas, no sentido de limitar a composição da nominata de deputados estaduais a um mandatário por legenda, levando em consideração a prioridade para a conquista dos votos federais para o partido, com foco na ampliação do campo democrático e no fortalecimento do projeto estratégico do PCdoB.
6 – Indica o presidente do partido, Ivory de Lira, e o dirigente da direção estadual do Partido, Carlos Benevides, como representantes do partido nas conversações que envolvem os interesses do PCdoB junto à Federação partidária.
7 – Aprova as novas filiações partidárias, de acordo com a relação em anexo.
Palmas (TO), 2 de abril de 2022.
COMISSÃO POLÍTICA DO PCdoB TOCANTINS”