Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, Kátia Abreu (MDB) criticou a invasão da Ucrânia pela Rússia e afirmou que a decisão do presidente russo Vladimir Putin “viola princípios fundamentais do direito internacional”. “A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado Federal considera as ações militares russas na Ucrânia um fato de extrema gravidade, que viola princípios fundamentais da Carta da ONU e do direito internacional, por atentar contra a soberania e a integridade territorial de um país soberano e colocar em risco a vida de cidadãos inocentes”, declarou a senadora.
Brasil deve defender o fim da violência
Ela defendeu que, “em consonância com as diretrizes constitucionais que regem nossas relações internacionais, o Brasil deve, em especial em sua atuação no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, propugnar pela cessação imediata da violência e pela resolução pacífica do conflito, com respeito à autodeterminação e à integridade territorial dos Estados”.
Sem manifestação
No entanto, Jair Bolsonaro chegou a desautorizar nessa quinta-feira, 24, o vice, general Hamilton Mourão, que criticou a Rússia, e avisou que só o presidente da República fala sobre política internacional. Porém, Bolsonaro não se manifestou até agora sobre a invasão. “Quem fala sobre o assunto é o presidente da República, e chama-se Jair Bolsonaro. Com todo respeito a essa pessoa que falou isso, está falando algo que não deve, não é de competência dela”, avisou Bolsonaro na sua tradicional live de quinta.
Contato excepcional com Putin
Na transmissão, o presidente ainda lembrou de sua visita a Putin, em Moscou, semana passada: “Viajamos em paz para a Rússia. Fizemos contato excepcional com o presidente Putin. Acertamos a questão de fertilizantes”, disse.