Não foram 13, como a Coluna do CT informou mais cedo, mas 18 ou 19 deputados estaduais que se reuniram na residência de Valdemar Júnior (Republicanos) nessa segunda-feira, 2, para discutir os movimentos do senador Irajá (PSD) e o apoio à reeleição da senadora Kátia Abreu (PP).
Irajá quer ser candidato
Como a Coluna do CT informou — e o site do jornal Paralelo 13 havia antecipado antes —, os deputados estaduais acreditam que Irajá quer ser candidato a governador e eles não aceitam que o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) apoie a reeleição de Katia.
Era segredo, mas vazou
O movimento contra a senadora existe há algum tempo, mas vem crescendo e ganhando mais volume nos últimos dias. No entanto, a estratégia era não deixar que chegasse a público neste momento, mas dentro de 15 dias. Chegou a se fazer um pacto de silêncio, mas a informação acabou vazando via Paralelo 13 e Coluna do CT.
Kátia se inscreveu para acompanhar Wanderlei
Segundo deputados disseram à coluna, Kátia não foi convidada, mas se inscreveu para acompanhar a agenda do governador em Gurupi nesta terça-feira, 3. No entanto, o clima lhe desfavorece e a tendência é mesmo de o Palácio se afastar mais e mais da senadora.
Foi convidada
Contudo, Kátia enviou no início desta tarde à coluna o convite que recebeu do cerimonial do Palácio para os eventos de Gurupi desta terça.
Dorinha para o Senado
O grupo de deputados quer apoiar a deputada federal Dorinha Seabra Rezende (UB) para o Senado. Segundo alguns deles, já existem conversas em andamento.
Abre as portas ao MDB
Os parlamentares ainda avaliam que, sem Kátia, além da possibilidade de ter o União Brasil, que hoje caminha em direção da pré-candidatura de Ronaldo Dimas (PL), o governo abre as portas para receber o MDB, do ex-governador Marcelo Miranda, que já até disse ao quadro Conversa de Política que o partido tende a não acompanhar o Palácio porque a vaga de senadora já está ocupada. Marcelo é pré-candidato a senador, mas aliados dizem que o empecilho de a sigla seguir com o governo é mais a presença de Kátia na base de Wanderlei, do que propriamente a vaga de senador ocupada.
- Matéria atualizada às 13h45
LEIA MAIS