Uma petição online realizada por meio do site Change pede o retorno de Bruno Boaventura à Delegacia Regional de Araguaína e ainda a cassação do mandato do deputado estadual Olyntho Neto (PSDB). Criada em dois dias, o documento digital já foi assinado por 8.412 pessoas até o fim da manhã desta segunda-feira, 19. A iniciativa é do Partido Novo. A meta inicial era superar 10 mil assinaturas.
A medida da sigla foi adotada após a decisão do governo estadual dispensar retirar doze pessoas da função comissionada de delegado regional. Entre eles, Boaventura, de Araguaína, que investiga o depósito irregular de 180 toneladas de resíduos hospitalares em um galpão no Distrito Agroindustrial (Daiara). A prestadora do serviço é de propriedade do ex-juiz eleitoral João Olinto Garcia, pai de Olyntho Neto.
Autor da petição, o Novo informou que também prepara uma ação judicial para anular o ato de exoneração dos delegados regionais por entender ter violado o princípio da impessoalidade e pelo desvio de finalidade. Segundo o partido, a afirmação de corte de gastos “camufla o verdadeiro motivo da exoneração”..