Projeto de Lei que estabelece o atendimento prioritário a doadores de sangue foi aprovado nessa quinta-feira, 15, pelo Senado Federal. O texto é de autoria do senador Irajá Silvestre (PSD), mas a ideia veio de uma sugestão enviada pelo gurupiense Danillo Pereira Borges, selecionado em ação do gabinete do tocantinense para estimular a participação popular no processo legislativo.
Como os idosos
Depois de o projeto ser aprovado, doadores de sangue terão prioridade em filas de repartições públicas, bancos, rodoviárias, hospitais, Correios, entre outros locais, assim como já acontece com idosos, gestantes e portadores de deficiência.
Valorização
Irajá também defende que vê o texto como uma forma de estimular a doação. “Estamos valorizando o gesto dos doadores de sangue que salvam milhares de vidas todos os anos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que os países devem ter 3% da população de doadores, mas no Brasil temos cerca de 1,6%. Esse percentual caiu muito com a pandemia. Estima-se que quase 50% dos doadores regulares deixaram de doar neste período”, afirmou. O texto agora segue para apreciação da Câmara.
Leia a íntegra do texto aprovado no Senado.
Irajá comenta aprovação: