Candidato a vice-governador da coligação “A Verdadeira Mudança”, o empresário Oswaldo Stival (PSDB) demonstrou preocupação nesta segunda-feira, 20, ao constatar que o Tocantins está na 14º posição no Ranking de Eficiência dos Estados elaborado pela Folha de S.Paulo. Publicado no dia 8 deste mês, a lista do periódico paulista avalia quais unidades da federação entregam mais serviços com menos recursos.
Na avaliação de Stival, apesar de estar em posição intermediária, pesa contra o Tocantins o fato de ter menos de 30 anos. “Por sermos um Estado novo, muito bem localizado, com potencial natural pujante, jamais deveríamos estar nesta posição de eficiência da gestão pública”, comenta o tucano.
“Estamos atrás do Maranhão, que tem sérias dificuldades no interior, da Paraíba e do falido Rio de Janeiro. Isso é extremamente grave”, destacou o candidato, que concorre a vice-governador na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB). “Faltaram e faltam governos comprometidos com a gestão da máquina”, acrescentou.
REE-F
Ferramenta do jornal com o Instituto Datafolha, o ranking mostra quais estados entregam mais educação, saúde, infraestrutura e segurança à população utilizando o menor volume de recursos financeiros. O (Ranking de Eficiência dos Estados – Folha (REE-F) considera 17 variáveis agrupadas em 6 componentes para calcular a eficiência na gestão dos 26 estados. (Com informações da Ascom)
Confira a seguir a íntegra do ranking: