O deputado federal Vicentinho Júnior (PL) postou foto no Twitter na noite desta terça-feira, 8, ao lado dos presidentes regional, senadora Kátia Abreu, e nacional, Ciro Nogueira, do PP. No texto, o parlamentar afirma: “Em minha vida, onde o homem tenta fechar um porta, Deus sempre me abriu duas janelas. Aguardem, vem novidades por aí! Ciclo novo se inicia!!”.
Comentários de 3 semanas
A postagem reforça os comentários que vêm ganhando força nas últimas três semanas de que o senador Eduardo Gomes (MDB) deve mesmo assumir o comando do PL do Tocantins. O partido é presidido atualmente pelo ex-senador Vicentinho Alves, que assumiu o comando ano passado, até quando a sigla estava sob a batuta de seu filho.
Desde a morte de João Ribeiro
O partido é comandada pela família desde de pouco depois da morte do senador João Ribeiro, que presidiu a legenda a partir do rompimento da União do Tocantins, em 2005. Naquele ano, João presidia o PFL (hoje DEM), que foi tomado pela então deputada federal Kátia Abreu, que se uniu ao governador da
época, Marcelo Miranda, e se posicionou contra o ex-governador Siqueira Campos para as eleições de 2006.
Disputa Luana x Dimas
Com a morte de João Ribeiro em dezembro de 2013, a presidência do PL passou a ser disputada pela deputada estadual Luana Ribeiro (PSDB), filha do senador, e pelo então prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (Podemos), que acabou vencendo a queda de braço, em 2014, com apoio do Palácio Araguaia, comandado por Siqueira Campos.
Depois das eleições de 2014, o então senador Vicentinho Alves assumiu a presidência do PL.
Gomes assume PL
Com o ingresso do presidente Jair Bolsonaro no partido, seu líder no Congresso, senador Eduardo Gomes, ganhou força e passará a presidir o PL do Estado. Inclusive, a filiação dele seria a principal pauta da agenda de Bolsonaro ao Tocantins em março.
Vicentinhos rumam para o PP
Assim, a foto desta noite de Vicentinho Júnior com Kátia e o ministro-chefe da Casa Civil e presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), reforçam os comentários de que a legenda da senadora tocantinense é mesmo o rumo que os Vicentinhos devem tomar.
Eles estão muito próximos a ela, e Júnior já declarou à Coluna do CT que apoia a reeleição de Kátia.