O aniversário de 60 anos do presidente do Podemos no Tocantins, Ronaldo Dimas, reuniu na terça-feira, 27, uma série de lideranças políticas do Estado. O ex-prefeito de Araguaína que já tinha recebido parabéns do senador Eduardo Gomes (MDB) – aniversariante desta quarta-feira, 28 – com garantia de união em um “projeto novo”, também foi prestigiado pelos ex-prefeitos Carlos Amastha (PSB), de Palmas, e Laurez Moreira (PSDB), de Gurupi, além do ex-senadora Vicentinho Alves (PL), entre outros nomes.
Lados opostos
A comemoração colocou no mesmo ambiente lideranças que andaram separadas em 2018. O ex-senador e secretário de Infraestrutura do Ministério do Turismo, Vicentinho Alves (PL), e o presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Tocantins e ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, foram adversários na eleição suplementar daquele ano, mas se uniram na ordinária. Entretanto, ambos estiveram em lados contrários aos apoiados por Dimas no pleito estadual.
Rompimento na suplementar
Ex-correligionários, Dimas e Vicentinho romperam justamente por conta da eleição suplementar de 2018, já que ambos desejavam o Palácio Araguaia. Presidente do Partido Liberal na época, o ex-senador anunciou que disputaria quando o então prefeito de Araguaína se movimentava pelo Estado para consolidar sua pré-candidatura. Dimas não gostou, desistiu da da disputa, rompeu com Vicentinho e deixou o PL.
Aproximação
Conforme a assessoria do presidente do Podemos, Carlos Amastha sinalizou uma disposição de união. “O momento é o mais dramático da história, mas precisamos entender que no próximo ano temos uma eleição que decide o rumo do nosso Estado e vamos escolher as pessoas que vão cuidar da gente”, disse o ex-prefeito de Palmas, que revelou ter um “um sentimento forte” em relação a Dimas e a Laurez Moreira por terem administrado os respectivos municípios na mesmo época. “Estar aqui […] significa dar um abraço no povo tocantinense. Essas gestões, precisamos trabalhar para destacar os pontos em comuns para que no próximo ano possamos estar juntos em prol do nosso Estado”, acrescentou.
Discussão do futuro do Tocantins passa por Dimas
Laurez Moreira reforçou a defesa das últimas administrações de Araguaína, Gurupi e da Capital. “Fico feliz de estar presente nesse momento importante da sua vida, momento importante que estamos discutindo o futuro do Tocantins, e isso passa por Ronaldo Dimas. Nós precisamos avançar no Estado. Fizemos um grande trabalho que mudou a cara de Gurupi, Ronaldo fez aqui e Amastha fez em Palmas e nós precisamos nos unir em prol do Tocantins”, destacou Laurez Moreira.
Votos de sucesso
Apesar de não adotar o mesmo tom de união de Amastha e Laurez, Vicentinho Alves não deixou de elogiar o ex-aliado. “Vim com coração alegre, feliz, porque temos uma história longa na política do Estado. Vir a Araguaína, vir ao aniversário do amigo Ronaldo Dimas é muito prazeroso. Ronaldo fez uma grande gestão à frente de Araguaína. Quero dar os parabéns ao Ronaldo, em nome da minha família. Trago um abraço fraterno, desejando muito sucesso pela frente. São os nossos votos”, ponderou.
Festa de peso
O aniversário de Ronaldo Dimas também contou com a presença da presidente nacional do Podemos, deputada federal paulista Renata Abreu, que disse ter feito questão de prestigiá-lo por ser uma grande liderança do Tocantins. Também estiveram presentes: o deputado federal e filho de Ronaldo, Tiago Dimas (Solidariedade), José Santana Neto (PT), ex-gestor de Colinas; os prefeitos de Araguaína, Wagner Rodrigues (Solidariedade); de Luzinópolis, João Português (Podemos); de Aragominas, Marcos Alexandre (Solidariedade); de Muricilândia, Alessandro Borges (PL); e os dirigentes do Podemos em Araguaína, Rérisson Macêdo; e em Palmas, Alan Barbiero.