Baseando-se em sua experiência como médico plantonista na Sala Vermelha do HGP, o cardiologista e pré-candidato a vereador de Palmas Vinicius Pires afirma que a saúde mental é uma das dificuldades enfrentadas pelo sistema de saúde da Capital e defende a necessidade de uma ampla campanha de conscientização.
“É essencial destacar que a abordagem atual à saúde mental é insuficiente e muitas vezes resulta em atendimentos que não apenas falham em acolher os pacientes adequadamente, mas também contribuem para um ciclo vicioso de recorrência e agravamento dos casos”, afirma.
O cardiologista defende ainda a necessidade de capacitação específica para os profissionais de saúde nas UPAs e UBSs. “Essa capacitação assegura que os profissionais estejam aptos a prestar os primeiros socorros psicológicos de forma eficaz”.
Vinicius Pires cardiologista
Vinicius Pires é filho do ex-governador Raimundo Boi e da ex-vereadora Warner Pires e o primeiro cardiologista formado pela UFT. É presidente da Associação dos Médicos Residentes e supervisor do Programa de Residência de Clínica Médica da UFT. Atualmente é professor de Medicina, Conselheiro do Conselho Regional de Medicina pelo 2º mandato, e atua no cargo de Corregedor.