A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), optou por outro perfil que não o que se tornou usual quando se trata de comando de pastas que tratam de questões raciais. Ao invés de alguém da comunidade negra, ela escolheu uma loira para ser titular da Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial. Para essa missão, Cinthia selecionou a educadora Cleizenir Divina dos Santos, que estava no comando da Fundação Cultural de Palmas (FCP).
HIGOR VOLTA A SECRETÁRIO-EXECUTIVO
A mudança está no Diário Oficial do Município (DOM) dessa segunda-feira, 22. Higor de Sousa Franco, que estava respondendo pela Políticas Sociais e Igualdade Racial de forma interina, volta para a função de secretário-executivo.
PELA EDUCAÇÃO
Na gestão de Cinthia, Cleizenir já havia sido secretária municipal de Educação. Em material à imprensa, a prefeitura ressaltou que foi nesse período que Palmas se destacou nacionalmente com os bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A educação municipal da Capital ocupou o 1º e o 2º lugar entre as capitais, anos iniciais e anos finais. Depois, Cleizenir foi nomeada para a FCP.
DO MOVIMENTO NEGRO
Como superintendente de Políticas e Controle Social da pasta comandada por Cleizenir foi nomeado Nélio Nogueira Lopes, que é do movimento negro.
OUTRAS MUDANÇAS
A publicação também traz as nomeações de Marcus Senna Calumby como secretário-executivo na Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços de Palmas (ARP); Carla Marta Vaz Araújo de Paula, secretária-executiva municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem); Euzeni Pedroso Grimm como secretária-executiva da FCP.