A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) revelou por meio de nota de repúdio mais um ataque sofrido por prefeito no Estado. Conforme a entidade, Elio Dionízio (PTB), de Chapada da Natividade, foi agredido nesta quinta-feira, 17, em Palmas, por dois homens e em plena luz do dia, na Avenida Juscelino Kubistchek. O gestor já prestou queixa à Polícia Militar (PMTO) e foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Capital.
Políticos são representantes do povo
Na nota, a associação pede que as autoridades consigam identificar os responsáveis pela agressão ao gestor de Chapada da Natividade. “Mais uma vez a ATM repudia atos de violência contra quaisquer agentes políticos e membros de sua família. Os políticos são representantes do povo e devem ter sua integridade física e psicológica protegidas”, reforçou.
Não foi a primeira vez
Em março deste ano, a prefeita de Figueirópolis, Jakeline Pereira (MDB), teria sido surpreendida em uma emboscada por dois homens e o assessor acabou agredido fisicamente ao tentar protegê-la. Em julho, o prefeito de Taipas do Tocantins, Silvio Romério (UB), teve a casa invadida e roubada e chegou a ter familiares detidos, mas foram liberados em seguida.
Confira a íntegra da nota da ATM:
“A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) mais uma vez vem a público externar seu mais profundo repúdio contra atos de agressões e violências que prefeitos e prefeitas vem sofrendo no estado do Tocantins.
Desta vez, a crueldade e maldade recaíram contra o prefeito de Chapada da Natividade, Elio Dionízio. Nesta quinta-feira, 11, o gestor foi covardemente agredido por dois homens em plena luz do dia, na Avenida JK, uma das principais vias de circulação de pessoas em Palmas.
O presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges, esta presente em Palmas e se dirigiu até o local onde o prefeito estava para prestar auxílio e solidariedade diante do ocorrido. Na ocasião, o prefeito Elio já estava sendo atendido pela Polícia Militar (PM), sendo posteriormente encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da capital para cuidar das consequências das agressões físicas sofridas. A ATM agradece a PM pela presença e pelas diligências executadas para tentar prender os responsáveis.
A ATM suplica às autoridades policiais que empreguem esforços na identificação dos criminosos, e que coloquem os dois à disposição da justiça para que possam responder pelos atos criminosos praticados contra o prefeito Elio, que vem realizando um trabalho transformador no município da região Sudeste.
Essa não foi a primeira vez que um prefeito sofreu atentados criminosos neste ano de 2022. Em meados de março, a prefeita de Figueirópolis, Jakeline, sofreu emboscada por dois homens, que proferiram palavras ofensivas contra a prefeita, com ameaças e agressões.
Ainda, em julho, o prefeito de Taipas, Sílvio Romério, e membros de sua família, sofreram atentados criminosos, ao verem bandidos invadirem sua residência e saquearem itens de valor. Posteriormente, mantiveram a família em cárcere até se deslocarem para região de mata, onde mantiveram-os na condição de refém. Após isso, os bandidos liberam a família e fugiram.
Mais uma vez a ATM repudia atos de violência contra quaisquer agentes políticos e membros de sua família. A ATM reafirma que os políticos são representantes do povo e devem ter sua integridade física e psicológica protegidas.
Palmas, 11 de agosto de 2022
Diogo Borges”