Em passagem por Darcinópolis, o candidato a governador da coligação “A Verdadeira Mudança”, Carlos Amastha (PSB), recebeu o apoio do prefeito Jackson Pinheiro (PTB). Em evento na tarde de segunda-feira, 7, o gestor petebista exaltou a administração do postulante ao Palácio Araguaia à frente da Prefeitura de Palmas. “Serve de exemplo, é inspiração para todo o Tocantins”, declarou.
“Vi em Palmas os mais variados exemplos de projetos inovadores. Um deles foi a Escola de Tempo Integral (ETI) com energia solar. Amastha faz política de maneira diferente, inovadora. Ele melhorou a saúde, a educação e a infraestrutura da cidade. É disso que o Tocantins precisa”, declarou Jackson Pinheiro
Candidato ao governo do Estado na eleição suplementar do próximo dia 3 de junho, Amastha está desde segunda no Norte do Estado em campanha. O candidato da coligação “A Verdadeira Mudança” fez reuniões e apresentou suas propostas nessa segunda, 7, não só em Darcinópolis, mas também em de Nova Olinda, Wanderlândia, Nazaré do Tocantins e Tocantinópolis.
Amastha também recebeu manifestação de reconhecimento por parte de Elson da Silva, vice-prefeito de Darcinópolis e presidente municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB). “Temos a responsabilidade de eleger um gestor que fez a diferença em Palmas e que fará o melhor para todo o Tocantins. Assumiu a prefeitura em 2012 numa situação caótica, mas reestruturou as finanças do município e transformou a cidade”, avaliou o correligionário do candidato.
Vocação das regiões
A coligação “A Verdadeira Mudança” cumpriu agenda na segunda-feira, 7, na região norte do Tocantins, e em Nova Olinda o candidato Carlos Amastha (PSB) detalhou ações que acredita ser necessárias para desenvolver pequenos e médios municípios do Estado. “Primeiramente, temos que aproveitar a vocação da região ou do município para dar início a um planejamento de crescimento e implementar nas ações”, resumiu em entrevista à Rádio Terra.
“As ações são tocadas na forma de agregar valor aos produtos. Como? Capacitando as pessoas envolvidas na produção, utilizando o Estado como indutor do desenvolvimento oferecendo assessoria técnica e financiamento com juros adequados à realidade da cidade, do cidadão, para que ele possa ter o Estado como parceiro neste crescimento”, acrescentou.
Questionado sobre as ações específicas ao município, o pessebista declarou que vai incentivar a diversificação da produção dos municípios e da região. “Aqui em Nova Olinda as oportunidades de emprego foram em torno do [frigorífico] Master Boi, a prefeitura e o [posto de combustível] Marajó. Soube que há sete olarias. Podemos investir nisso, ou seja, criar condições para que esses empreendedores possam crescer com apoio do Estado”, declarou.
Emprego em renda
Amastha teria sido sucinto ao afirmar que com sua experiência no empreendedorismo e depois gestor “sabe como fazer”. “As olarias podem gerar mais emprego e renda. Ele pode ter maior valor agregado. Precisa especializar, capacitar, oferecer financiamento através do Banco do Povo. Um projeto de qualificação é fundamental. Nós, enquanto gestores no Estado, abriremos mercado. Sei fazer isso e tenho condições de fazer”, garantiu.
Outro ponto abordado pelo candidato foi o desenvolvimento da agricultura na região. “Os assentamentos que existem aqui são um exemplo: os pequenos e médios agricultores precisam diversificar a produção. Temos plano de fazer funcionar os mecanismos do Estado para oferecer assistência técnica e condições para isso”, finalizou.
Proposta e agenda
Na cidade, além da entrevista, Amastha conversou com moradores e comerciantes. Falou das propostas e da situação crítica econômica e política do Tocantins. Amastha também visitou o Frigorífico Master Boi, onde conversou com os funcionários. Ele recebeu manifestações de apoio e voto para a eleição suplementar do dia 3 de junho.
Campanha digital
Amastha também recorreu ao meio digital para propagar a campanha da coligação “A Verdadeira Mudança”. O grupo já tem desde sexta-feira, 4, site oficial e contas nas principais plataformas, mas prepara o lançamento de um canal no YouTube. Com o nome de Amastop, o projeto terá o candidato interagindo com os internautas de todas as partes do Estado, tendo como fio condutor a busca de sugestões e caminhos que o ajudem a fazer uma gestão eficaz.
“Sou um apaixonado por redes sociais porque elas me permitem exercer a democracia, o único caminho pelo qual a gente pode buscar soluções dando voz a todos, inclusive, e principalmente, a quem pensa diferente de você. O bom gestor tem que ser franco no debate, aceitar críticas, rebatê-las, mas, principalmente, saber aproveitá-las em prol do bem comum, que é a razão de ser do gestor público”, comentou.(Com informações da Ascom)