O prefeito de Figueirópolis, José Fontoura (Republicanos), divulgou vídeo nas redes oficiais do município nesta segunda-feira, 13, para manifestar preocupação com o possível estudo para mudança no traçado da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), noticiado pela imprensa nacional.
ESTUDO PARA TIRAR LIGAÇÃO DE BARREIRAS A FIGUEIRÓPOLIS
Conforme relata o gestor, o Ministério dos Transportes estuda tirar o trecho de Barreiras (BA) a Figueirópolis, ligando o município baiano diretamente a Mara Rosa (GO). “Com isto, o Sul do nosso Estado irá perder bastante, porque todos sabemos que, onde passa os trilhos, vem o desenvolvimento e o progresso. Iremos ter muitas empresas que aqui se instalarão para aumentar a oferta de emprego e renda”, avalia.
MOBILIZAÇÃO DA REGIÃO SUL
Diante do caso, José Fontoura informa que já entrou em contato com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que orientou uma reunião com a bancada federal tocantinense para impedir a possível mudança. “Conclamo todos os municípios que compõem o Sul do Estado para abraçar esta luta, não deixar isto acontecer. Principalmente Gurupi, que é uma cidade polo”, acrescenta.
NO AGUARDO DO LANÇAMENTO DO PLANO NACIONAL
Apesar da discussão, a decisão final aguarda o lançamento oficial do Plano Nacional de Ferrovias que, no momento, depende do acordo de renovação da Estrada de Ferro Carajás e da Estrada de Ferro Vitória a Minas, sob administração da Vale. “Queremos colocar a população a par dessa situação e dizer que nós estamos atentos. Nos próximos dias, nós faremos uma reunião urgente com a bancada federal e vamos correr atrás de reverter essa situação”, reforçou ainda por meio da assessoria de imprensa.
Confira a publicação: