A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 22, a operação Tempos Modernos, que apura crimes de fraudes a licitação em contratos públicos de pavimentação e de abertura de estradas vicinais na região sul do Estado. A ação cumpre dez mandados de busca e apreensão e três afastamentos de cargos públicos, sendo um contra o prefeito de Jaú do Tocantins, Onassys Moreira Costa (PSD), segundo informações do G1. Agentes também atuam em Palmas, Alvorada e Paraíso do Tocantins.
Dano de R$ 3 milhões
Em material de divulgação à imprensa, a Polícia Federal relata que o suposto grupo criminoso atuava através de pagamento de propina aos servidores públicos envolvidos no processo de licitação, contratação e fiscalização. A empresa responsável pelas fraudes subcontratava a execução das obras, que eram realizadas em condições inferiores ao que foi contratualizado. As investigações apontam um prejuízo de aproximadamente R$ 3 milhões aos cofres públicos. Os investigados poderão responder, nas medidas de suas responsabilidades, pelos crimes de fraude a licitação, peculato, organização criminosa, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
Presidente da Câmara de Jaú deve assumir
Com o afastamento de Onassys Moreira Costa, o presidente da Câmara de Jaú do Tocantins, Osvaldo Mendes dos Santos (PSC), deve comandar a prefeitura. Eleito com o titular em 2016, o vice-prefeito Domingos Gama faleceu ainda em março de 2018.
Tempos Modernos
Segundo a Polícia Federal, o nome da operação – “Tempos Modernos” – faz uma referência crítica ao mundo capitalista, em que tudo gira em torno do capital e do lucro, e para atingir seus objetivos algumas organizações lançam mão de uma requintada estrutura de corrupção, em detrimento da sociedade e do bem público.
A Coluna do CT está aberta para qualquer manifestação da defesa.