O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, se filiou ao União Brasil (UB) nessa sexta-feira, 15. A informação foi antecipada pela coluna Em Off. Ele deixa o Solidariedade, partido pelo qual se elegeu em 2020, para ingressar na sigla presidida no Estado pela senadora Dorinha Seabra Rezende. Com isso, o UB agora passa a contar com os gestores da segunda e da terceira maiores cidades do Estado – Josi Nunes, de Gurupi, também é do partido.
O ato de filiação, realizado em Palmas, no escritório político de Dorinha, contou com a presença de quase todos os vereadores da base do prefeito na Câmara de Araguaína, alguns aliados políticos importantes do gestor, amigos e dirigentes do novo partido.
UNS 50 PREFEITOS
Para Dorinha, “a satisfação em receber o prefeito Wagner, da Capital Econômica no Estado do Tocantins, é imensa”. “Ele é uma jovem liderança, muito respeitada e está dando sequência ao indiscutível bom trabalho de Ronaldo Dimas, claro que do seu jeito de governar. Para nós do União Brasil, que pretendemos chegar a uns 50 prefeitos, esse acréscimo é excelente”, ressaltou a senadora.
A senadora destacou, também, que Wagner vai poder “socializar seu jeito de governar e construir uma gestão de qualidade com os demais prefeitos do partido”. “Para nós, é muito importante esse fortalecimento do partido. As pessoas vivem no município e compartilhar o conhecimento de Wagner com tudo que ele tem construído será grandioso”, defendeu a presidente regional do UB.
DIVISÃO DO PALANQUE CONSOLIDADO
A filiação de Wagner ao União Brasil consolida a divisão do palanque palaciano em Araguaína. O pré-candidato do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) a prefeito da cidade é o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos). Como Dorinha e o UB são membros da majoritária vitoriosa das eleições de 2022, com ela aliada a Wagner, os governistas vão divididos para as disputas municipais de 2024 em Araguaína.
Nos bastidores, um dos motivos apontados para tirá-la do palanque governista é o fato de Jorge Frederico não ter apoiado Dorinha para senadora em 2022, mas o ex-senador Ataídes Oliveira.
ROMPIMENTO DE 2026?
A divisão pode começar a apontar para as eleições estaduais de 2026, quando Dorinha pode ser candidata a governadora. Se isso ocorrer, pode-se efetivar um rompimento da majoritária do ano passado. Isso porque, para ser candidato a senador dentro de três anos, Wanderlei precisará renunciar em abril de 2026, cedendo a cadeira de governador para seu vice, Laurez Moreira (PDT), que, então, deverá ser candidato à reeleição, no caso especulado pelos bastidores, contra Dorinha, a ex-aliada de 2022.
UM DOS MELHORES QUADROS
Presente no evento, o presidente da Câmara de Araguaína, vereador Marcos Duarte (SD), afirmou que o União Brasil recebe “um dos melhores quadros políticos do Tocantins”. Segundo o vereador, Wagner, além de muito técnico, “é um ser humano exemplar, com alta capacidade de ouvir”. Ele ainda destacou o diálogo do prefeito, que comunicou toda a sua base e grupo político sobre a decisão de aceitar o convite da senadora Dorinha. “Quero ratificar a decisão do prefeito Wagner de escolher o União Brasil. Caminhamos juntos para construir não só uma Araguaína melhor ainda, mas fortalecer todo o Norte do Estado”, frisou, ao destacar que a caminhada do grupo será em vários partidos.
O deputado estadual Gipão (PL) foi outro a enaltecer a chegada do prefeito ao novo partido. “Wagner é o melhor quadro político que nós temos no Tocantins. O União Brasil acerta muito! Estou com ele, com o nosso grupo por Araguaína”, salientou o parlamentar.
LÍDER DO TAMANHO DE WAGNER
A prefeita de Gurupi foi outra a saudar o novo companheiro de partido. “Quero parabenizar a Professora Dorinha, pois trazer um prefeito um líder político do tamanho do Wagner para o União Brasil é muito grande”, destacou.
GRUPO FORTALECIDO
Ao agradecer a todos, Wagner reafirmou a convicção com a decisão de aceitar o convite, destacou a seriedade de Dorinha, agradeceu os líderes partidários de diversas agremiações políticas que também o queriam e elogiou o Solidariedade, seu antigo partido. O prefeito avaliou que o seu grupo político sai fortalecido no processo eleitoral do ano que vem e vai em busca da vitória. “Será uma vitória em prol da nossa população, do desenvolvimento econômico e do bem da nossa cidade”, finalizou, ao ser aplaudido.
GRANDE EVENTO
Para as próximas semanas, o União Brasil e Wagner, que assumem a presidência municipal do partido em Araguaína, preparam um grande evento de filiação na cidade. A expectativa é que novas lideranças possam ser filiadas, inclusive muitos pré-candidatos a vereador. Além disso, ao menos três parlamentares municipais com mandato devem entrar no União Brasil assim que abrir a janela partidária.