Reunião em Divinópolis concluiu a criação do Consórcio de Municípios do Vale do Araguaia. Conforme a entidade, o objetivo da associação de 13 prefeituras visa a promoção e atração de benefícios e recursos para a região nas áreas de saúde, infraestrutura e meio ambiente.
Composição
A entidade é formada por Araguacema, Abreulândia do Tocantins, Barrolândia, Caseara, Cristalândia, Chapada de Areia, Divinópolis, Dois Irmãos, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Monte Santo, Pugmil e Pium.
Diretoria
Prefeito de Marianópolis, Isaías Piagem (DEM) é o presidente do consórcio, tendo na vice-presidência o gestor de Cristalândia, Wilson Júnior Carvalho, o Big Jow (Progressistas). Ildislene Santana (DEM), de Caseara, fica como a 2ª vice-presidente, enquanto Nezita Martins (PSL), de Monte Santo, e Flávio Rodrigues (MDB), de Dinópolis, assumem a 1ª e a 2ª secretaria, respectivamente. A diretoria tem mandato até dezembro de 2022.
Vale do Araguaia também terá União de Vereadores
Não são só os prefeitos da região que se organizam. A União dos Vereadores do Vale do Araguaia também está sendo formada. Um grupo apresentou a proposta na segunda-feira, 24, ao presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade (PTB), e ao governador Mauro Carlesse (DEM). Em breve conversa com a Coluna do CT, o presidente da União dos Vereadores do Tocantins (Uvet), Terciliano Gomes (PSD), revelou não se opor ao projeto e destacou que boa parte das Câmaras participantes são filiadas à Uvet. “Vejo com naturalidade este movimento. Nós tivemos diálogo com os integrantes. Obviamente, vão tratar das questões regionalizadas”, argumentou.