Em meio ao debate sobre a concessão dos serviços turísticos dos parques estaduais tocantinenses, prefeitos da região do Jalapão, do Cantão e das Serras Gerais se dividiram nesta semana em agendas no Rio Grande do Sul e no Ceará. As programações foram capitaneadas pelo vice-governador Wanderlei Barbosa (sem partido), e pelo presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano (PDT).
Surpreso com o crescimento econômico
Wanderlei Barbosa esteve na quarta-feira, 6, com nove prefeitos no Parque Nacional Aparados da Serra, em Cambará do Sul (RS). O objetivo da visita foi uma troca de experiências em relação ao processo de concessão. A comitiva foi recebida pelo prefeito Ivan do Amaral (MDB) e também esteve reunida com técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio). “Saímos surpresos com o crescimento econômico nas cidades próximas e a geração de empregos diretos e indiretos, gerados pelo projeto de concessão dos parques”, comentou. Estiveram presentes os gestores de Leandro Soares (PSD), de Lagoa do Tocantins; Suelene Matos (DEM), de Lizarda; Itair Martins (DEM), de Rio Sono; Ildislene Santana (DEM), de Caseara; Flavio Rodrigues (MDB), de Divinópolis; Isaías Piagem (DEM), de Marianópolis; e Valdemir Barros (PSDB), de Pium; além dos vices de Ponte Alta, Juliana Gastaldi (PT); e de Mateiros, Domingos Barreira (DEM).
Uma das maiores feiras da América Latina
Já cinco prefeitos da região do Jalapão e das Serras Gerais prestigiam nesta semana o “ABAV Expo & Collab”, uma das maiores feiras de negócios e turismo da América Latina, que está sendo realizada em Fortaleza (CE). A comitiva tocantinense é formada pelo presidente da Adetuc, Jairo Mariano; e pelos gestores José Luciano (PSD), de Ponte Alta do Bom Jesus; Fernando Gomes (MDB), de Novo Alegre; Roberto César (PSD), de Lavandeira; Ney Nascimento (PV), de Aurora; e João Martins (DEM), de Mateiros.
Evento
A feira é uma iniciativa da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), com apoio da Secretaria do Turismo (Setur). O evento reúne 184 marcas expositoras durante três dias, com protocolo sanitário específico. Ao todo, a exposição conta com 6 mil visitantes pré-inscritos que vão usufruir de mais de 50 painéis e palestras na área de difusão de conhecimento e capacitação – a Vila do Saber. Toda a programação do evento físico será transmitida por meio de uma plataforma virtual e acontece desde quarta-feira, 6, e segue até sexta-feira, 8.
Consulta pública da concessão
A agenda dos prefeitos tocantinenses acontece em meio ao debate sobre a concessão dos serviços turísticos do parque estadual do Jalapão. O processo chega à etapa de consulta pública nesta quinta-feira, 7, após um breve adiamento da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI).