A prefeita de Gurupi, Josi Nunes (PSL), recebeu na noite dessa sexta-feira, 28, vários prefeitos das cidades do sul do Estado para discutir o desenvolvimento regional e um termo de cooperação técnica entre os 18 municípios da região. “O objetivo do encontro é discutirmos o plano de desenvolvimento da nossa região, quais são os nossos desafios, quais são os nossos principais objetivos e como alcançar estes objetivos”, explicou Josi.
Discutir alternativas e propostas
Segundo ela, o grupo está se unindo por meio de vários instrumentos, como os consórcios, e ainda pode trabalhar com parcerias público-privadas. “Então, este primeiro encontro de 2022 é para discutir alternativas, propostas e desenvolver objetivos de desenvolvimento na nossa região, tudo em conjunto”, definiu a prefeita.
Integração de estrutura e serviços
Ficou decidida a criação de um termo de cooperação entre os 18 municípios da região sul para proporcionar a integração de estrutura e serviços, como uso de maquinário, ambulância, equipamentos de saúde, comercialização de produtos, entre outros. O termo de cooperação será formalizado pelo jurídico da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e a previsão é de que a assinatura do documento ocorra no dia 18 de fevereiro, em Formoso do Araguaia.
Algo histórico
O prefeito de Talismã e presidente da ATM, Diogo Borges, ressaltou a importância da união dos prefeitos para o fortalecimento da região. “Hoje [sexta] acontece aqui em Gurupi algo histórico, que é o primeiro encontro somente com prefeitos, em que discutimos termos de cooperação técnica para os municípios se ajudarem, principalmente na questão das estradas vicinais, e falamos também de outras situações de relevância em que a união vai favorecer o nosso povo”, avaliou.