O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) recebeu nessa quinta-feira, 25, uma comitiva formada por prefeitos, vereadores e secretários municipais do Norte Araguaia e Xingu, de Mato Grosso, para discutir um termo de cooperação na área da saúde, entre os dois estados, com vistas ao atendimento de pacientes de média e alta complexidade da região pelo sistema de saúde tocantinense.
AUSÊNCIA DE ESPECIALIDADES
Os gestores municipais explicaram que muitos pacientes dos seus municípios procuram Palmas, em virtude da ausência de unidades de saúde para tratamento de algumas especialidades de média e alta complexidade na região e, também, pela distância da capital mato-grossense.
NUNCA NEGAREMOS ATENDIMENTO
Wanderlei destacou disse que “vê com bons olhos” a realização de uma parceria. “Recebemos, com muita alegria, os nossos vizinhos. Nós temos uma ligação, todo o intercâmbio na área de saúde, de educação, de comércio e nunca negaremos o atendimento”, pontuou o governador.
RESSARCIMENTO FINANCEIRO
O secretário estadual da Saúde, Carlos Felinto, disse que a pasta vai agora trabalhar com as equipes técnicas nos estudos de como melhorar esse fluxo de atendimento dos pacientes da região no Tocantins. Ele explicou que, a partir de um termo de cooperação, o Estado terá a possibilidade de ressarcimento financeiro pelos atendimentos realizados aos pacientes de Mato Grosso.
MENOS DA METADE DA DISTÂNCIA
O prefeito de Porto Alegre do Norte, Daniel Rosa do Lago, ressaltou que essa cooperação já foi levada ao conhecimento do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UB), e que a reunião com Wanderlei foi importante para discutir a possibilidade e agilizar o processo. “O governador Wanderlei Barbosa foi bem solícito, os atendimentos já são realizados, mas nós queremos que seja formalizado. Então, foi uma reunião bastante produtiva”, declarou o prefeito, ao explicar que a região Norte Araguaia tem muita dificuldade com alguns procedimentos de média e alta complexidade. “São 1,3 mil km da Capital [Cuiabá, MT]e, aqui, para Palmas, 580 km, então, é menos da metade da distância”, comparou.
OS PREFEITOS
A comitiva contou a participação dos prefeitos de Santa Terezinha, Thiago Castellan; de Porto Alegre do Norte, Daniel Rosa do Lago; de Confresa, Ronio Condão; vereadores das cidades mato-grossense, além dos deputados estaduais do Tocantins Léo Barbosa (Republicanos) e Olyntho Neto (Republicanos).