Projeto de Lei (PL) de autoria do Executivo solicita autorização à Câmara Municipal de Gurupi para contratar empréstimo de R$ 19 milhões. Sargento Jenilson (PRTB), líder da oposição, não se manifestou contrário à urgência pela aprovação do projeto, pedida pelo vereador Ivanilson Marinho (MDB). No entanto, questionou o PL ter chegado ao legislativo na semana em que se encerra os trabalhos legislativos deste semestre. “Além disso, não tem nenhuma base de impacto e nem planilha financeira, somente o balanço do ano passado”, apontou.
Marinho garantiu que o projeto “está bem claro e transparente” e leu um ofício, que segundo o vereador, teria sido encaminhado pela Caixa Econômica Federal (CEF) ao Executivo Municipal, informando sobre a seleção ao programa. De acordo com o texto da proposta, o financiamento será realizado pela instituição financeira.
Pavimentação
O Paço visa aderir ao Programa Avançar Cidades-Mobilidade Urbana cuja finalidade é investir em pavimentação asfáltica de vias urbanas. Conforme o PL, lido durante a Sessão Ordinária dessa terça-feira, 19, com o recurso financeiro, cerca de 60 ruas de Gurupi serão beneficiadas com a pavimentação. Bairros como Alto da Boa Vista, Waldir Lins II, Nova Fronteira, Parque das Acácias, Parque Residencial Atalaia e Jardim dos Buritis estão dentre os que serão favorecidos.
Urgência
Marinho, presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, pediu que o presidente da Mesa Diretora, Valdônio Rodrigues (PSB), colocasse em votação o pedido de urgência para o PL passar pelas comissões e ser votado ainda na sessão desta quarta-feira, 20. “Tendo em vista que é uma grande necessidade do nosso município, e que já temos em mãos a capacidade de endividamento de Gurupi e que as regras de pagamento e amortização são todos fixados pelo Ministério das Cidades”, argumentou.
O vereador André Caixeta (PSB) defendeu a propositura e ressaltou que a proposta deve ser aprovada o quanto antes. “Concordo com o vereador Ivanilson, e principalmente por estarmos em período eleitoral o que dificulta esses processos, então o quanto antes o município conseguir esse empréstimo mais rápido iniciarão as obras”.
Homenagem
Logo no início do expediente desta terça, foi entregue uma moção de Aplausos à professora universitária, Márcia Andréa Marroni, que recebeu a honra por ter sido selecionada pelo Ministério da Educação para compor o Banco de Avaliadores Institucionais do Brasil.
André Caixeta, autor da Moção de Aplausos, destacou a dedicação da professora. “Parabenizo-a por ser tão dedicada em sua profissão e pelos 13 anos de contribuição ao Centro Universitário UnirG e por fazer parte desse quadro tão importante e levar o nome da instituição da nossa cidade para todo o Brasil, para nós é uma honra entregar essa homenagem e saber que temos na nossa UnirG, professores altamente qualificados, professores doutores que têm feito um belíssimo trabalho”.
Coautora da homenagem, a vereadora Marílis Fernandes (PDT), parabenizou Márcia e ressaltou: “Gurupi fica honrando com seu gabarito, com seu currículo, sua dedicação e desempenho na prestação de serviços da UnirG”.
A Moção também teve a coautoria do vereador Zezinho da Lafiche (PROS) e foi aprovada por todos os parlamentares da Casa, no início deste mês.
LDO 2019
No grande expediente, foi aprovado por unanimidade e em votação única o Projeto de Lei 08/2018 que trata sobre Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2019. A LDO define as diretrizes gerais e as metas e prioridades para a elaboração do orçamento do Município de Gurupi, relativas ao exercício econômico e financeiro do exercício de 2019. (Com informações da Ascom da Câmara de Gurupi)