A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) informou que o “Dia D de Vacinação” promovido no sábado, 2, atendeu 2.225 pessoas e aplicou 3.480 doses de vacinas, com destaque para os imunizantes contra o sarampo: 757 doses, sendo 485 da tríplice viral, 175 da dupla viral (dose zero), 97 da tetraviral.
POPULAÇÃO CADA VEZ MAIS CONSCIENTE
A titular da Semus, Dhieine Caminski, comemorou o resultado da ação. “Foi um dia muito importante para reforçar a proteção da nossa população, especialmente das crianças pequenas, que estão mais vulneráveis ao sarampo. A adesão ao Dia D mostra que as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância da vacinação. Agradeço o empenho de toda a equipe da saúde, que fez um trabalho excelente”, destacou.
VACINAS DE ROTINA
Além da vacinação contra o sarampo, também foram ofertadas doses de rotina e de campanhas, como contra poliomielite, hepatite, influenza e covid-19. A ação aconteceu em todas as 34 Unidades de Saúde da Família (USFs), no Parque Cesamar e em unidades móveis que percorreram bairros com baixa cobertura vacinal.
REDUZIR RISCO DE REINTRODUÇÃO DE DOENÇAS ELIMINADAS
A vacinação continua nas USFs, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Para ter acesso, basta apresentar a caderneta de vacinação, documento pessoal ou cartão SUS, para avaliação e atualização. O objetivo é alcançar coberturas mais altas e reduzir o risco de reintrodução de doenças já eliminadas, como o sarampo, que voltou a registrar casos em vários estados brasileiros.