Depois de receber o relatório de sua equipe sobre a situação do município, o prefeito José Salomão (PT) decidiu fazer uma tomada de contas especial em Dianópolis. “Inclusive é recomendada pelo Tribunal de Contas do Estado”, ressaltou o prefeito.
Processo administrativo
Tomada de Contas Especial (TCE) é um processo administrativo devidamente formalizado, com rito próprio, para apurar responsabilidade por ocorrência de dano à administração pública, com apuração de fatos, quantificação do dano, identificação dos responsáveis e obter o respectivo ressarcimento. O município, no caso, faz e comunica ao TCE. Conforme a Coluna do CT apurou, o processo é recepcionado pelo corpo técnico do tribunal, que, então, pode abrir auditorias ou inspeções dos pontos específicos. A tomada de contas ocorre também por iniciativa do TCE.
Muito trabalho para recompor
Salomão ainda pediu uma auditoria para analisar a situação financeira e orçamentária da administração. “Houve muita propaganda, muita tinta em praças, mas a verdade é que vai ser preciso muito trabalho para recompor o município. Tudo isso em meio a essa pandemia. É preocupante”, ressaltou.
Causam revolta
O secretário municipal de Saúde, Israel Leite Furtado, disse que as condições em que encontrou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) “causam revolta”. Segundo a nova gestão, “o prédio está totalmente abandonado, com o mato crescendo de forma exorbitante a cada dia, fiação elétrica exposta, vidros de janelas quebrados, portas danificadas, tomadas elétricas arrancadas e o teto de várias salas desmoronando por conta de infiltrações”.
Falta de transparência
Entre outros problemas, há também, conforme o secretário, “falta de transferência por parte da gestão passada, em repassar informações primordiais para um bom andamento da máquina pública”. “Dentre elas, elenco de patrimônio adquirido nesses últimos quatro anos originários de emendas parlamentares, continuidade de contratos e convênios de serviços essenciais, sendo o mais grave, a demissão de médicos, enfermeiros, odontólogos e demais profissionais da saúde em plena pandemia”, apontou Furtado.
Maquinário sucateado
O secretário de Obras e Transportes, Camerino Costa Batista, relatou maquinários sucateados, frota de veículos parada e sem manutenção, condição insalubre para os servidores e materiais espalhados pelo chão. Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses Municipal, que fica situado dentro da garagem, está em desuso e com precária condição na estrutura física, também com veículos parados.
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