O senador Eduardo Gomes (PL) participou nesta quinta-feira, 13, do seminário “A Inteligência Artificial (IA) e Impacto no Direito e na Economia”, promovido pela Academia Internacional de Direito e Economia, na sede da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em Brasília, que reuniu especialistas de renome, como o ministro Ives Gandra Martins Filho e o professor e economista Gesser Oliveira.
TEMA PRESENTE NA VIDA DE TODOS
Reunidos para debater os desafios e oportunidades da IA em diversos âmbitos, Eduardo Gomes, que preside a Comissão Temporária Interna Sobre Inteligência Artificial (CTIA) no Senado, fez uma explanação sobre os trabalhos feitos desde sua criação. “Começamos do zero, em um assunto presente na vida de todos, mas sobre o qual pouco se sabia”, afirmou.
TEMA GLOBAL
Eduardo Gomes destacou que a CTIA criou uma comissão de juristas, que elaborou um estudo de 900 páginas que serviu como base para um longo processo de debates e análises, incluindo audiências públicas e reuniões com representantes da sociedade civil, empresariado, governos e organizações internacionais. “É preciso estarmos atentos, pois este é um tema global, e não podemos correr o risco de ficar atrás do que for decidido em outros países”, alertou.
LIDAR COM IA DE FORMA RESPONSÁVEL E ÉTICA
O tocantinense também destacou que o trabalho da comissão tem o objetivo de garantir que o Brasil esteja preparado para os desafios e as oportunidades que a IA representa. “O maior risco é não correr riscos. Todo o trabalho da CTIA visa a garantir que o Brasil tenha uma legislação e políticas públicas adequadas para lidar com a inteligência artificial de forma responsável e ética”, concluiu.