O presidente da Comissão de Comunicação e Direito Digital no Senado Federal (CCDD), senador Eduardo Gomes (PL), participou nesta quarta-feira, 3, em Brasília do lançamento da chamada “TV 3.0” no Brasil, que visa conectar os canais abertos à internet. “A convergência entre as empresas de televisão e as plataformas de internet representa um salto na forma como consumimos informação e entretenimento. Essa união abre um universo de possibilidades para o futuro da comunicação, com benefícios para todos os setores da sociedade”, afirmou o tocantinense, que ainda defendeu ainda a inclusão das redes públicas no processo e colocou-se à disposição para colaborar com as discussões.
PRESENÇAS
O Seminário de lançamento foi presidido pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, com a participação do presidente da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Jean Lima representando o ministro Paulo Pimenta, do presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Flávio Lara Resende, e do presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes.
ENTENDA
A TV 3.0 deve começar a funcionar em 2025 no Brasil. A navegação será mais interativa, passando a ser feita apenas por aplicativos, abandonando o atual sistema por números. Isso permitirá que os canais ofereçam, além do que já é transmitido ao vivo por sinal aberto, conteúdos adicionais sob demanda, como séries, jogos, programas e muitas outras possibilidades. O projeto está sendo desenvolvido pelo governo federal em parceria com a iniciativa privada e a academia.