A presidente nacional do PSDB Mulher, Yeda Crusius, publicou uma nota no site nacional do partido nesta quarta-feira, 13, em que comenta a notícia do CT sobre a decisão do Conselho de Ética da sigla no Tocantins de aprovar a expulsão da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.
Yeda afirma na nota que o Conselho de Ética propôs a expulsão de Cinthia “sob influência do ex-senador Ataídes Oliveira” e “sem respeitar o processo partidário pelo qual esse tipo de iniciativa deveria ter tido início no diretório municipal, depois seguir para a instância estadual e, por fim, ser submetida à Executiva Nacional do partido”.
“Repondo os fatos, comunicamos: a prefeita Cinthia Ribeiro continua filiada ao PSDB e tem o apoio da direção do PSDB Mulher”, ressaltou a nota.
Entenda
Conforme o diretório do PSDB do Tocantins, o conselho de ética aprovou parecer na noite de segunda-feira, 11, pela expulsão da prefeita. A decisão foi pela unanimidade dos cinco conselheiros.
O fato que levou ao pedido de expulsão da prefeita foi o apoio que ela deu na reta final das eleições do ano passado às candidaturas ao Senado de Eduardo Gomes (MDB) e Vicentinho Alves (PR), quando o presidente regional do PSDB, Ataídes Oliveira, buscava a reeleição no cargo.
Conforme o CT apurou, o parecer do Conselho de Ética agora vai para votação da executiva regional, o que deverá ocorrer em 15 dias.
Se mantida a expulsão, como é a expectativa, Cinthia poderá recorrer à executiva nacional.