O presidente nacional do Pros, Eurípedes Júnior, reuniu nessa quinta-feira, 30, pré-candidatos a deputado federal e estadual do Tocantins no Hotel Girassol Plaza, em Palmas. Conforme participantes, o partido prepara uma reestruturação completa com foco total na eleição de representantes para a Câmara Federal em 2022, o que é fundamental para a sobrevivência da sigla, já que é o que define tempo de rádio e TV e, o que mais importa para as legendas, fundos partidário e eleitoral.
Empenho pessoal da direção do Pros
Segundo quem participou, a ordem de prioridade do Pros para o ano que vem é, portanto, em primeiríssimo lugar, a eleição de deputado federal; depois de senador, então vem governador, deputado estadual e presidente da República, nessa sequência. “A direção nacional está se empenhando pessoalmente nas articulações dos Estados, e isso é novidade para mim. E o projeto é muito bom”, avaliou um experiente político tocantinense convidado para a reunião e que estuda migrar para a sigla. Segundo essa fonte, um membro da executiva nacional, inclusive, está vindo morar no Tocantins para atuar na construção do projeto.
Pode ter troca de comando estadual
Vários participantes contaram que nessa reestruturação a comissão estadual do Pros, hoje presidida no Tocantins pelo ex-senador Ataídes Oliveira (inclusive em pré-campanha para governador), será composta por pré-candidatos a deputado federal. Eles afirmaram que até poderá haver troca de comando da sigla no Estado. Seria a terceira desde o final das eleições de 2018, quando a legenda era presidida pela então deputada federal Josi Nunes (agora no PSL), hoje prefeita de Gurupi. Depois foi para o deputado estadual Júnior Geo e, então, para Ataídes.
Financiamento de estadual via federal
De acordo com eles, Eurípedes Júnior explicou que o financiamento das candidaturas de deputado estadual será via os postulantes a vaga na Câmara Federal. O presidente nacional ainda se comprometeu a dar oportunidade aos suplentes de deputado, que poderão assumir por quatro meses.
Geo deve sair do Pros
As chapas estaduais e federais não terão candidato de mandato. Assim, a expectativa de quem participou é de que o deputado estadual Júnior Geo deva deixar a legenda na “janela” partidária de março.