O presidente regional do PL, deputado federal Vicentinho Júnior, disse à Coluna do CT que não existe uma vetação automática à aliança do partido em Araguaína ao prefeito Ronaldo Dimas (Podemos), com o vereador Marcus Marcelo (PL) como candidato a vice-prefeito de Wagner Rodrigues (SD), como foi anunciado na manhã desta quarta-feira, 2. No entanto, avisou, primeiro quer entender essa aliança, saber o que o Podemos poderá fazer pela candidatura dele em Palmas e após Dimas “corrigir” uma crítica que fez ao PL e a Vicentinho, numa manifestação pública que o deputado não especificou onde e data. Apenas contou que o prefeito, nessa declaração, tratou o PL e Vicentinho Júnior como seus opositores.
Foi consultado
O parlamentar afirmou que não foi pego de surpresa pelo anúncio desta manhã porque foi consultado sobre o assunto na noite dessa terça-feira, 1º. “Não pode ser um projeto pessoal meu, como presidente, nem do candidato. É um projeto de partido. Dito isso, eu preciso entender mais esta questão de Araguaína. Porque a última fala que o Ronaldo teve citando o PL e citando o deputado Vicentinho foi como opositores e adversários”, ressaltou.
Liberdade parcial
Vicentinho disse que Marcus “tem liberdade total do partido” para ser candidato a prefeito, mas parcial para apoiar terceiros. “Sabendo ele que critérios foram colocados lá atrás, quando veio pedir para continuar no PL. E aqui construímos uma relação muito transparente, sem enganar ninguém. Ele tem liberdade de ser candidato e de, trocando ideias, escolher outro candidato. Só não tem liberdade de levar o partido sem antes conversar com o diretório regional”, avisou.
O que o Podemos fará pelo PL em Palmas?
O deputado enfatizou que só depois de Dimas “corrigir a fala em que atacou o partido”, e saber o que o Podemos vai poder fazer pelo PL em Palmas é que, então, dará uma resposta sobre a aliança em Araguaína. Ele lembrou que os dois partidos estão juntos em vários outros municípios do Estado. Na Capital, Vicentinho Júnior é pré-candidato a prefeito pelo PL e Alan Barbiero pelo Podemos.
Pensando em 2022
O parlamentar contou que desde o ano passado está dizendo que quer construir “um grupo que pense diferente do Palácio Araguaia”. “Para esse grupo, em 2022, discutir o Estado. Não posso pensar agora e não olhar o amanhã. Com quem eu me alinhar agora, estou dando sinais claros de que quero estar também próximo em 2022.
Sem ajuntamento
Vicentinho disse que não quer “fazer ajuntamento de partidos”. “Quero fazer um grupo político. Não me chame para ajuntamento”, avisou.
Oposição ao Palácio
Ele contou que o PL tem hoje 5 pré-candidatos a prefeito que vão à reeleição e outros 35 que tentarão o primeiro mandato. E o critério estabelecido é que sejam candidatos de oposição ao Palácio Araguaia. “Foi um critério solicitado ao pessoal”, disse o deputado.