Com a ascensão do governador em exercício Laurez Moreira (PSD), após a queda de Wanderlei Barbosa (Republicanos), presidentes de 13 entidades militares, de diferentes regiões do Tocantins, elaboraram uma moção de apoio e reconhecimento aos comandantes-gerais e chefes do Estado Maior da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado — coronel Márcio Barbosa, da PM, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, dos Bombeiros, e seus respectivos chefes do Estado Maior: coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza e coronel Cléber José Borges Sobrinho.
COMPROMETIMENTO E ABNEGADA DEDICAÇÃO
A nota afirma que, “à frente das respectivas instituições, os Comandantes-Gerais demonstraram, comprometimento e abnegada dedicação ao serviço público”. “Nesse período, o Tocantins tem apresentado índices de criminalidade em queda, com destaque para a redução de 8,5% nos homicídios no ano-base 2022/2023, O Atlas da Violência 2025 evidencia uma redução mais ampla, de 30,3% na taxa de homicídios registrados entre 2018 e 2023”, destaca a moção. “Atualmente, o Tocantins é considerado um dos estados mais seguros do Brasil, figurando entre os 10 estados que mais reduziram a violência.”
LEGALIDADE, MORALIDADE, EFICIÊNCIA E MODERNIZAÇÃO
Para as entidades, esses “avanços são frutos de uma gestão pautada pela legalidade, moralidade, eficiência e pela modernização das corporações e pela valorização da tropa, assegurando melhores condições de trabalho e reflexos positivos na prestação de serviços à população do tocantinense”.
NORMALIDADE RESTABELECIDA
As associações concluem reafirmando seu “apoio e respeito aos Comandantes-Gerais e Chefes do Estado Maior”. “Ao tempo em que desejamos que a normalidade seja restabelecida, garantindo a continuidade do trabalho que têm colocado o Tocantins entre os estados mais seguros do país”, diz o documento.
Leia a íntegra:
“MOÇÃO DE APOIO E RECONHECIMENTO
Aos Comandantes-Gerais e Chefes do Estado Maior da PMTO e CBMTO
As Associações Militares do Estado do Tocantins, representando policiais e bombeiros militares da ativa, da reserva e reformados, vêm a público, por meio desta moção, manifestar apoio e reconhecimento ao Comandante- Geral da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), Coronel Márcio Antôno Barbosa de Mendonça e do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), Coronel Peterson Queiroz de Ornelas e seus respectivos Chefes do Estado Maior: Coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza e Coronel Cléber José Borges Sobrinho
À frente das respectivas instituições, os Comandantes-Gerais demonstraram, comprometimento e abnegada dedicação ao serviço público, nesse período o Tocantins tem apresentado índices de criminalidade em queda, com destaque para a redução de 8,5% nos homicídios no ano-base 2022/2023, O Atlas da Violência 2025 evidencia uma redução mais ampla, de 30,3% na taxa de homicídios registrados entre 2018 e 2023.
Atualmente, o Tocantins é considerado um dos estados mais seguros do Brasil, figurando entre os 10 estados que mais reduziram a violência.
Tais avanços são frutos de uma gestão pautada pela legalidade, moralidade, eficiência e pela modernização das corporações e pela valorização da tropa, assegurando melhores condições de trabalho e reflexos positivos na prestação de serviços à população do Tocantinense.
Diante disso, as Associações Militares do Tocantins reafirmam seu apoio e respeito aos Comandantes-Gerais e Chefes do Estador Maior ao tempo em que desejamos que a normalidade seja restabelecida, garantindo a continuidade do trabalho que têm colocado o Tocantins entre os estados mais seguros do país.
Palmas-TO, 05 de setembro de 2025.
Subscrevem a nota:
Douglas Mendes – Presidente da ASPRA-TO – Gurupi
Regis Guedes – Presidente da APRA – Palmas
Elton Negreiros – Presidente da APA – Araguaína
João Victor Moreira – Presidente da UNIMIL-TO – Palmas
Josivan – Presidente da ACS do 5o BPM – Porto Nacional
Uander de Souza Amaral – Presidente da ASMIPAR – Paraíso
Edmilson Pinto Ferreira – Presidente da ASMIRD – Dianópolis
Robson José Matos da Costa – Presidente da ACS Colinas-TO – Colinas
José Alan de Oliveira Castro – Presidente da ASSPMETO – Palmas
Rubsom Alves de Araújo – Presidente da ASPRA BICO – Araguatins
João Leyde de Souza Nascimento – Presidente da AOMETO – Palmas
Everton Cardoso Dias Soares – Presidente da FASPRA-TO – Palmas
Adão Sousa – Presidente da ASMIR – Palmas”