O PSDB suspendeu, por prazo indefinido, as prévias para a escolha de quem será o candidato do partido à Presidência pelo partido em 2022. Seriam realizadas nesse domingo, 21, mas o aplicativo de celular desenvolvido para que os filiados votassem apresentou falhas. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo
O governador de São Paulo, João Doria, e o ex-senador Arthur Virgílio defenderam o adiamento em uma semana. Em nota conjunta, disseram que querem o “dia 28 de novembro, próximo domingo, para que o processo de prévias se encerre de forma rápida, eficiente e justa”.
Em entrevista coletiva, Doria acusou o seu principal adversário na disputa, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, de querer “melar” a disputa, já que não concorda com a proposta.
O gaúcho negou e pediu a extensão do prazo de votação para mais 48 horas. Já Doria disse que não haveria razão para adiar, “exceto por aqueles que querem melar as prévias”. “Fora disso, quem quer fazer democracia não tem medo do voto. Quem não tem medo do voto pode votar no próximo domingo, 28 de novembro”, afirmou o paulista.
A proposta do governador é reabrir o aplicativo no próximo domingo, das 6 horas às 18 horas. De acordo com Doria, há compromisso da empresa contratada em resolver os problemas até o próximo fim de semana.
O governador do Rio Grande do Sul defende que as prévias sejam concluídas nas próximas 48 horas. “Queremos a conclusão o quanto antes desse processo. Não queremos adiamento, como eles querem, para o próximo fim de semana”, disse Leite.
Confira a nota oficial do PSDB:
NOTA
“O PSDB concluiu, às 18h deste domingo, o processo de votação em urna eletrônica para a escolha do candidato do partido à presidência da República.
O processo de votação em aplicativo encontra-se pausado em razão de questões de infraestrutura técnica, que não comportou a demanda dos votantes das prévias.
Os votos registrados neste domingo estão preservados e o PSDB está definindo, junto com os candidatos, em que momento o processo será retomado.
O PSDB definirá nova data para reabertura do processo de votação para que todos os filiados que não puderam votar neste domingo possam, com tranquilidade e segurança, registrar o seu voto e concluir a escolha do nosso candidato às eleições presidenciais de 2022.
Os votos recebidos tanto pelo aplicativo quanto por meio das urnas eletrônicas ao longo deste domingo serão totalizados ao final do processo de votação”.
A integridade e a segurança do sistema estão totalmente preservadas.
Todos os votos registrados desde a abertura da votação neste domingo estão válidos e serão computados.