A Câmara de Palmas realizou sessão extraordinária nesta quinta-feira, 7, para definir a composição das comissões para a nova legislatura. Principais opositores da administração de Carlos Amastha (PSB), os vereadores Lúcio Campelo (PR) e Milton Néris (PP) venceram a queda de braço e assumiram os principais colegiados da Casa de Leis, a de Constituição e Justiça e Redação (CCJ) e de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle (CFT), respectivamente.
Lúcio Campelo disputou a presidência da CCJ com Tiago Andrino (PSB) e venceu por três votos a dois. Por aclamação, Diogo Fernandes (PSD) foi eleito vice-presidente. Os demais membros são: Rogério Freitas (MDB), Major Negreiros (PSB) e o vereador pessebista. A suplência ficou com Laudecy Coimbra (SD).
Já Milton Néris foi escolhido para presidir a CFT por unanimidade. A vice-presidência ficou a cargo de Filipe Martins (PSC). A comissão ainda é formada por Laudecy Coimbra, Rogério Freitas e Etinho Nordeste (PTB). Folha Filho (PSD) ficou como suplente.
Outras comissões
A Comissão de Administração Pública, Urbanismo e Infraestrutura será presidida por Filipe Fernandes (DC), que terá Moisemar Marinho (PDT) como vice. Os membros são Filipe Martins, Rogério Santos (PRB) e Tiago Andrino. Vandim do Povo (DC) ficou na suplência.
Ainda foram eleitos presidente e vice que comandarão a Comissão de Políticas Públicas e Sociais os parlamentares Claudemir Portugal (PRP) e Rogério Santos respectivamente. Os membros são Vandim do Povo, Etinho Nordeste e Gerson Alves (PSL), com Helio Santana (PV) de suplente.
Também foram eleitos os novos membros da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Ética e Decoro Parlamentar. O resultado final da eleição indicou Folha Filho e Jucelino Rodrigues (PTC) para os cargos de presidente e vice-presidente. Filipe Fernandes, Etinho Nordeste e Major Negreiros são os membros. Milton Neris ficou na suplência.
Os dirigentes da Comissão de Segurança Pública são Moisemar Marinho (PDT), Claudemir Portugal (PRH), presidente e vice, respectivamente. Jucelino Rodrigues, Major Negreiros e Hélio Santana comporão o grupo. Suplente: Gerson Alves.
A Comissão de Assuntos dos Direitos das Mulheres será presidida por Diogo Fernandes e terá Vandim do Povo como vice. A única mulher da Casa de Leis será apenas membro do grupo, Laudecy Coimbra, ao lado de Gerson Alves e Hélio Santana. Etinho Nordeste é o suplente. Laudecy não pôde assumir a presidência por ser líder do Governo na Casa.
- Matéria atualizada às 10h02