O vereador Marcos Duarte (SD) está muito animado para assumir a presidência da Câmara de Araguaína, cargo para o qual foi eleito em junho. Duarte disse à coluna que já começou a trabalhar as mudanças e avisou que serão profundas “em todos os departamentos e na maneira de funcionar”. Ele considera seu maior desafio e sua principal missão a construção da nova sede, já que a estrutura atual, afirmou, não suporta mais a quantidade de vereadores, que aumentou, não tem plenário, não permite receber a população e sequer tem internet de qualidade.
PRÉDIO MODERNO E ARROJADO
A ideia que já está sendo trabalhada, conforme Duarte, é vender o prédio atual e construir um novo, “moderno e arrojado”, numa área que o Legislativo já possui. O próximo presidente quer iniciar a construção até março e inaugurar até junho de 2024. A maquete será apresentada no reinício dos trabalhos da Casa, em fevereiro.
ESCOLA LEGISLATIVA
Duarte avisou ainda que tem outros dois projetos especiais. Um deles é a implantação da Escola Legislativa em Araguaína para capacitar vereadores e servidores, como também oferecer cursos para a população em parceria com a Assembleia. Para o próximo presidente, Araguaína ainda tem a obrigação de ser referência para o norte e o Bico do Papagaio. Por isso, a escola também vai fazer intercâmbio com os vereadores e servidores das câmaras da região para cursos de capacitação.
NA ZONA RURAL
O outro projeto de Duarte é a Câmara nos Bairros no setor urbano e pela primeira vez no Estado na zona rural. Serão três por ano em cada área, e o calendário já está definido. O vereador contou que pretende fazer parceria com a prefeitura para levar serviços à população no dia no dia de sessões descentralizadas.
EM TEMPO REAL
Por fim, a Câmara já está com uma empresa de Manaus (AM) dando treinamento a servidores porque a partir de 2 janeiro todos os processos legislativos serão públicos e a população vai poder acompanhar em tempo real, do protocolo à aprovação. Duarte contou que haverá aplicativo exclusivo para acompanhar TV Câmara, processos legislativos, fazer reclamações e sugestões, podcast com vereadores, entre outros. O próximo presidente ainda disse que levará a Câmara para rádios e TVs. Ele disse contar carta branca dos colegas para agir, “porque sabem que é necessário”. “Vamos trazer a população para mais próximo. Se a população não vem à Câmara, quero levar a Câmara até a população”, afirmou.