O diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), presidido por Carlos Amastha, emitiu nota nesta terça-feira, 24, para comentar o episódio envolvendo João Petion Ribeiro Corado (PSB), candidato a vereador detido em flagrante pela Polícia Federal (PF) com R$ 300 mil em espécie, além de santinhos e adesivos de campanha. A sigla saiu em defesa do correligionário, que afirma sempre ter demonstrado “caráter digno” na trajetória partidária. “Sua conduta tem sido marcada pela responsabilidade e pelo respeito às normas”, garante.
ESCLARECERÁ TODOS OS DETALHES
Na nota, a sigla reforça que o candidato já se colocou à disposição para esclarecer o caso e projeta a inocência do filiado. “O partido tem plena confiança de que João Petion, com sua postura transparente e digna, esclarecerá todos os detalhes deste episódio, como já se dispôs a fazer. Acreditamos que, ao final, todos os fatos serão devidamente compreendidos e que sua integridade e compromisso com a legalidade continuarão inquestionáveis”, encerra.
NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA ELEITORAL
Além disto, o partido destaca que, apesar de ter denunciado casos de aliciamento financeiro de candidatos, o episódio de Petion Corado não é um destes questionamentos. “Pelo contrário, o ocorrido não está vinculado a nenhuma circunstância eleitoral, sendo um caso particular que cabe exclusivamente a João Petion esclarecer perante as autoridades competentes”, pontua.
Leia a íntegra da nota:
“O PSB Tocantins vem a público esclarecer os fatos relacionados ao caso envolvendo o candidato a vereador pelo partido, Sr. João Petion.
Em respeito ao caso em andamento, o PSB Tocantins reafirma que o Sr. João Petion, ao longo de sua trajetória dentro do partido, sempre demonstrou um caráter íntegro e um compromisso com os princípios éticos que norteiam nossas ações. Sua conduta tem sido marcada pela responsabilidade e pelo respeito às normas eleitorais e partidárias.
O presidente do PSB Tocantins, Sr. Carlos Amastha, também candidato, tem reiteradamente denunciado o aliciamento financeiro direcionadas a candidatos do partido por forças externas. No entanto, o partido esclarece que o caso específico do Sr. João Petion não tem qualquer relação com essas denúncias. Pelo contrário, o ocorrido não está vinculado a nenhuma circunstância eleitoral, sendo um caso particular que cabe exclusivamente ao Sr. João Petion esclarecer perante as autoridades competentes.
O partido tem plena confiança de que o Sr. João Petion, com sua postura transparente e digna, esclarecerá todos os detalhes deste episódio, como já se dispôs a fazer. Acreditamos que, ao final, todos os fatos serão devidamente compreendidos e que sua integridade e compromisso com a legalidade continuarão inquestionáveis. Ressalta-se que não há nenhum indício que coloque o Sr. Petion cometendo crime eleitoral no ato da abordagem.
O PSB Tocantins segue firme no propósito de garantir a lisura do processo eleitoral, defendendo sempre a ética e a transparência, confiando na resolução justa deste caso.
PSB Tocantins
Palmas, 24 de setembro de 2024.”