A executiva nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) autorizou por unanimidade a continuidade do processo de fusão com o Podemos em reunião nesta terça-feira, 25, em Brasília. O debate foi conduzido pelo presidente nacional da sigla, Marconi Perillo, e contou com a presença de Cinthia Ribeiro, ex-prefeita de Palmas e principal liderança tucana do Tocantins. Do lado do Podemos, que é presidido pelo ex-deputado federal Tiago Dimas, esta figura é o atual gestor da Capital, Eduardo Siqueira Campos.
CONVENÇÃO EM JUNHO
Conforme a assessoria da sigla, a partir deste momento, as consultas serão ampliadas e todas as instâncias partidárias serão ouvidas. Uma convenção nacional convocada para o dia 5 de junho vai deliberar sobre a fusão e eventuais alterações no Estatuto do Partido necessárias. O PSDB reforça que e Podemos continuarão se reunindo nas próximas semanas para construir as convergências necessárias à consolidação da união.
NOVO PARTIDO DE CENTRO
Após a reunião, Marconi Perillo falou sobre a convenção e antecipou o posicionamento político da nova agremiação. “Vamos discutir o estatuto, o programa e, sobretudo, o que nós vamos apresentar ao Brasil em termos de propostas. Vamos criar um grande partido no centro democrático, que vai debater todos os principais assuntos que interessam aos brasileiros, longe dos extremos, longe do extremismo que tanto atrapalha a política brasileira. […] Até o início de junho, nós teremos uma nova configuração partidária no Brasil dentro deste chamado centro democrático”, reforça.
FUSÃO VOLTA A COLOCAR EDUARDO E CINTHIA NO MESMO PALANQUE
A possível fusão colocaria novamente o prefeito Eduardo Siqueira Campos ao lado da antecessora, Cinthia Ribeiro. Nas eleições municipais de 2024, o PSDB lançou o deputado estadual Júnior Geo (PSDB). Entretanto, o parlamentar ficou em 3ª lugar no 1º turno, atrás do atual gestor e da colega de Assembleia, Janad Valcari (PL). Com a principal rival no 2º turno, a tucana foi automaticamente para o palanque de Eduardo Siqueira. A relação amistosa durou até a posse do novo chefe do Poder Executivo municipal, que passou a criticar a gestão anterior por dívidas deixadas, por conta da eleição para diretores, transporte público, entre outros pontos.
Confira a manifestação do presidente do PSDB, Marconi Perillo: