O diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) em Araguaína emitiu uma nota nesta segunda-feira, 31, para denunciar a ação truculenta da Polícia Militar (PMTO) contra eleitores que comemoravam a eleição de Lula da Silva (PT) para presidente da República na Via Lago. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra policiais recorrendo a tapas e gás de pimenta para conter um motociclista e um outro cidadão.
IMPREGNADA DE ÓDIO
A nota do partido é assinada pelo presidente do diretório municipal, Edmundo Rodrigues Costa. “Lamentavelmente, o povo foi reprimido, tendo tolhido o seu direito à legítima manifestação. A polícia agiu impregnada de ódio por conta do resultado de um processo lícito e democrático, deixando de efetuar o seu real trabalho que era garantir a segurança dos manifestantes”, condena.
MODELO DE SEGURANÇA OBSOLETO
O partido acrescenta não ser a primeira vez que a corporação “comete truculência e violência” e aproveita para questionar a atual política de segurança. “Com violência exacerbada e abusiva a população de Araguaína foi vítima de agressões físicas e com spray de pimenta, soma-se ao fato à falta do diálogo efetivo e necessário. Esses tristes episódios de agressão nos levam a reafirmar que o modelo de segurança pública adotado por vários estados de nosso País continua obsoleto – não acompanhou as transformações ocorridas no Brasil e no mundo nos últimos 50 anos”, avalia.
APURAÇÃO
Por fim, o diretório petista cobra a responsabilização dos policiais envolvidos na ação. “Exigimos apuração urgente dos fatos e punição exemplar dos policiais envolvidos para que tal fato não se repita com os arroubos próximos da ditadura, os tempos são outros, é tempo de esperança”, encerra.
Veja o vídeo:
Leia a íntegra da nota:
“NOTA DE REPÚDIO À AÇÃO DA POLÍCIA MILITAR EM ARAGUAÍNA
O Partido dos Trabalhadores (PT) vem a público expressar sua indignação e repúdio à ação truculenta da Polícia Militar contra cidadãos araguainenses que comemoravam pacificamente a Vitória do Presidente Lula em local público (Via Lago).
Manifestamos apoio e solidariedade aos cidadãos e companheiros que foram vítimas da arbitrariedade da PM durante as manifestações ocorridas na noite do dia 30 de outubro, quando cidadãos expressavam sua alegria em ver o País de volta aos trilhos da democracia.
Lamentavelmente, o povo foi reprimido, tendo tolhido o seu direito à legítima manifestação. A polícia agiu impregnada de ódio por conta do resultado de um processo lícito e democrático, deixando de efetuar o seu real trabalho que era garantir a segurança dos manifestantes.
Não é a primeira vez que a Polícia Militar comete truculência e violência contra os cidadãos trabalhadores, servidores públicos municipais, estaduais, federais, além de trabalhadores rurais. O fato recorrente nesse governo, culminou até mesmo em mortes de inocentes, utilizando camburões como Câmara de gás, situação ocorrida no Nordeste pela PRF. Será que queremos ver essa cena em nossas ruas?
Com violência exacerbada e abusiva a população de Araguaína foi vítima de agressões físicas e com spray de pimenta, soma-se ao fato à falta do diálogo efetivo e necessário. Esses tristes episódios de agressão nos levam a reafirmar que o modelo de segurança pública adotado por vários estados de nosso país continua obsoleto – não acompanhou as transformações ocorridas no Brasil e do mundo nos últimos 50 anos.
Exigimos apuração urgente dos fatos e punição exemplar dos policiais envolvidos para que tal fato não se repita com os arroubos próximos da ditadura, os tempos são outros, é tempo de esperança!
Edmundo Rodrigues Costa
Presidente do Diretório Municipal PT Araguaína”