O diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) de Colinas do Tocantins informou nesta segunda-feira, 27, ter expulsado e cancelado a filiação do presidente da Câmara, Leandro Coutinho, e do vereador Romerito Guimarães. A decisão foi adotada em reunião no sábado, 25, e motivada pelo fato dos dois parlamentares terem apoiado em 2022 candidatos à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa (Aleto) que não fazem parte da federação “Brasil da Esperança”, formada pelo PT, PV e PCdoB.
ABSTENÇÃO PARA ALETO E ATENDIMENTO A PEDIDO DE LULA
Acionado pela Coluna do CT, Romerito Guimarães negou as acusações. O vereador afirma que tanto ele quanto Leandro Coutinho apoiaram nas eleições de 2022 o presidente da República, Lula da Silva (PT); Paulo Mourão (PT), ao governo estadual; e José Roberto (PT) para a Câmara Federal. Em relação à disputa pela Aleto, ambos se abstiveram. Apesar de João Vilela (PT) ter se lançado ao Senado, os dois admitiram ter apoiado Kátia Abreu (Progressistas), mas ponderam que a posição atendia a um pedido de Lula. No processo, os parlamentares anexaram fotos para provar o alegado.
VÃO RECORRER, MAS NÃO FICAM NO PT
Romerito Guimarães informou que irão apresentar recurso contra a decisão do diretório municipal, mas avisa que a permanência no Partido dos Trabalhadores está com os dias contados. “Embora vamos recorrer na esfera estadual, quando abrir a janela partidária em abril, pretendo sair do partido também”, disse o vereador. A futura sigla ainda não está definida. Conforme o parlamentar, Leandro Coutinho compartilha da decisão.