O diretório do PT de Colinas emitiu nota neste sábado, 5, para garantir que não participou de “nenhuma conversa” sobre eleição da mesa da Câmara com o prefeito Josemar Kasarin (UB), que disse em áudio que circula nas redes sociais da cidade que a sigla “quer diálogo, fazer política para o município, ficam satisfeito com a vice”, numa suposta referência às eleições municipais de 2024. “[O PT] não deliberou acordo algum com relação à eleição da Mesa Diretora para a Presidência da Câmara Municipal de Colinas”, afirmou a nota da presidente petista, Divina Herly de Carvalho.
INICIATIVA DOS PRÓPRIOS
Ela disse também que “qualquer acordo que tenha sido firmado entre o Presidente e Vereador Leandro Coutinho (PT), candidato à reeleição, e o Prefeito Municipal Kasarin, foi iniciativa dos próprios e não contou com participação alguma da Direção do PT”.
ELEIÇÃO ÀS 21H
A Câmara de Colinas elege logo mais, às 21 horas, seu novo presidente. O atual ocupante do cargo, vereador Leandro Coutinho (PT), é candidato à reeleição. Apesar de o prefeito Josemar Kasarin ser um bolsonarista, ele está apoiando a reeleição de Coutinho, que em 2021 chegou à presidência numa aliança com um adversário, o ex-prefeito Adriano Rabelo, derrotado em 2020 pelo atual chefe do Executivo colinense. A avaliação é de que o atual presidente já tenha cerca de 9 dos 13 votos da Câmara.
PEDIU CPI CONTRA KASARIN
O candidato da oposição, que ainda tenta formar uma chapa, é também bolsonarista conhecido na cidade, o vereador Augusto Agra (UB), atual vice-presidente da mesa diretora. Foi Agra quem ingressou com pedido de CPI contra Kasarin, no auge da pandemia da covid-19, e isso é considerado na cidade como um dos fatores de aproximação entre o prefeito e Coutinho.
Confira a íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Colinas do Tocantins-TO, através da Presidente e da Executiva Municipal vem a público esclarecer os seguintes fatos:
1 – A Direção do partido não participou de nenhuma conversa com o Prefeito Municipal Ksarin e não deliberou acordo algum com relação a eleição da Mesa Diretora para a Presidência da Câmara Municipal de Colinas do Tocantins-TO;
2 – Qualquer acordo que tenha sido firmado entre o Presidente e Vereador Leandro Coutinho (PT) candidato à reeleição e o Prefeito Municipal Ksarin, foi iniciativa dos próprios e não contou com participação alguma da Direção do PT;
3- O Partido dos Trabalhadores sempre primou desde sempre por discutir amplamente com todos os seus filiados e com sua direção votada de forma democrática decisões que envolva a sigla.
Por fim, a Direção Municipal do Partido dos Trabalhores em Colinas do Tocantins, reintera sua história de luta em todos os momentos politicos no Brasil que toda e qualquer descisão que envolva a sigla obrigatoriamente e de foram estatutária deve ser discutida e levado em plenária por todos seus filiados e por sua direção constituida.
Divina Herly de Carvalho
Presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Colinas do Tocantins