O Partido dos Trabalhadores (PT) promove na quinta-feira, 26, e sexta-feira, 27, programação voltada para as mulheres. O objetivo é fortalecer a participação feminina na política e iniciar o planejamento das campanhas das petistas tocantinenses. Denominado “Elas por elas”, o evento acontece a partir das 8 horas nos dois dias, no Hotel Araguaia, em Palmas.
No primeiro dia de formação as participantes terão, dentro do cronograma, debate intitulado de “O Brasil que semeamos”, bem como discussões sobre feminismo, o impeachment de Dilma Rousseff (PT), luta de classes, mulheres e desigualdades. O segundo dia será dedicado ao planejamento de campanha eleitoral.
Conforme a legislação eleitoral, cada legenda ou coligação poderá registrar até 16 postulantes para a Câmara e 48 candidatos à Assembleia. Destes números, o percentual mínimo de 30% e o máximo de 70% para cada sexo deverá ser obedecido.
Com o objetivo de fortalecer as candidaturas de mulheres no Tocantins duas formadoras nacionais, da fundação Persel Abramo, farão parte do encontro, que além da etapa do Tocantins, também acontece nos outros estados e no Distrito Federal.
A secretária nacional de mulheres do PT, Anne Karolyne Moura, destacou a importância da atividade para o fortalecimento das candidaturas de mulheres. “As multiplicadoras, que fazem parte de coletivos do partido, irão até os estados fazer formação política e planejamento estratégico com as pré-candidatas, no sentido de construção de campanhas coletivas”, explicou.
Para a secretária estadual de mulheres do PT, Rosimar Mendes, o momento é importante para agregar conhecimento às pré-candidatas petistas do Tocantins. “O curso vai contribuir para a formação política de nossas mulheres e prepará-las para construir suas plataformas políticas”, encerra. (Com informações da Ascom/PT)