O ex-prefeito de Gurupi Laurez Moreira (PSDB) é o entrevistado da semana do programa Quadrilátero. Ele avisou que assim que a pandemia da Covid-19 permitir, vai pegar a estrada e viajar o Estado para divulgar seu projeto para o Tocantins. Pré-candidato a governador em 2022, Laurez defendeu que não é hora de falar de nomes, mas de projetos. “O ideal é que cada um saia a campo e leve suas propostas. Aquele que agregar um maior número de adeptos, que se viabilizar mais, deve ser o candidato. Ninguém tem o direito de chegar e dizer ‘Eu sou o candidato porque eu sou o melhor’. Não é por aí o caminho. Todo mundo tem que ter a humildade e a vontade de servir o Estado”, pregou o ex-prefeito.
Dimas e Amastha
Sobre nomes, além do dele, Laurez citou o ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas (Podemos) e de Palmas Carlos Amastha (PSB). “Foram também dois grandes gestores. Tanto Palmas, quanto Araguaína e Gurupi têm letra A na Secretaria do Tesouro Nacional. Por que o Estado continua letra C?”, aproveitou para questionar.
Amigo de Wanderlei
Laurez disse que nunca foi de discriminar ninguém. “Respeito todo mundo, convivo muito bem”, avisou. Ele afirmou que é “grande amigo” do vice-governador e provável candidato a governador no ano que vem Wanderlei Barbosa (sem partido). “Já fizemos dobradinha para federal com ele para estadual. Não tenho nada contra ninguém. Acho que discutir pessoas é um negócio terrível, você tem que discutir projetos”, reforçou, contudo.
Quer mudar
De toda forma, o ex-prefeito avisou que “não dá para ir com esse projeto de governo que está aí”. “Quem está falando que o projeto de governo que está, que o governo que está aí é bom, que é o caminho, que quer dar sequência, eu não quero dar sequência no que está aí. Eu quero mudar”, destacou.
Não podemos pintar a casa
Para Laurez, o Estado do Tocantins “precisa ter uma mudança profunda”. “Nós não podemos pintar a casa, temos que fazer uma transformação profunda. Estado com letra C, rodovias se acabando. Se você perguntar qual o projeto que tem [o atual governo] para o desenvolvimento do Tocantins, eu não consigo ver”, afirmou. “Então não há porquê eu abraçar um projeto em que não acredito. Primeiro você tem que acreditar no projeto.”
Políticos x negociantes
Na entrevista Laurez ainda fala sobre a derrota de seu candidato, Gutierres Torquato (PSB), em Gurupi, sobre sua gestão na cidade, sobre partidos políticos e sobre políticos: “Quando você alguém [na vida pública] falar que não é político, desconfie dele. Tenho muito orgulho de ser político e de fazer a boa política. Não há atividade mais nobre do que a atividade política. O mal nosso é que tem muita gente no comando da política que não é político. Está ali para fazer negócios. O dia em que o eleitor souber a diferença do político, e souber valorizar o político, nosso país vai mudar, e muito”.
A entrevista contou com a participação do jornalista Rubens Gonçalves e o presidente Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins (Sindare), Jorge Couto.
Assista a íntegra de Quadrilátero, com o ex-prefeito Laurez Moreira: