Os assíduos do Palácio Araguaia não têm dúvida de um fato: a ex-deputada federal Josi Nunes (Pros) será mesmo a candidata a prefeita de Gurupi do governador Mauro Carlesse (DEM). Segundo alguns deles ouvidos pela Coluna do CT, a dúvida não é mais sobre quem, mas quando isso será anunciado. O deputado estadual Gleydson Nato (PTB) deve ficar com a vaga de vice de Josi.
Uma morte mudou as eleições
A ex-deputada disputou a Prefeitura de Gurupi em 2008, contra o então vice-prefeito da cidade, Alexandre Abdalla. Ela liderava com folga toda as pesquisas, mas um fato mudou tudo: a morte do então prefeito João Cruz, extremamente popular. Com isso, a curva se inverteu e Abdalla venceu as eleições daquele ano.
De aliada a adversária de Laurez
Depois disso, Josi participou das eleições gurupienses com a mãe, a também ex-deputada federal Dolores Nunes, como vice-prefeita de Laurez Moreira (PSDB), em 2012 e 2016. Logo após as últimas disputas municipais, Josi rompeu com o prefeito numa disputa por espaço no gestão.
Apoio a Carlesse
A ex-deputada acabou se aproximando do ex-adversário Carlesse nas eleições estaduais de 2018, quando disputou outro mandato na Câmara federal apoiando o governador. Josi não foi reeleita, mas obteve no Estado 31.510 votos, dos quais 6.102 em Gurupi, onde foi a segunda mais votada — o primeiro, para federal, foi Eduardo Fortes (PSDB), que fez 11.566 votos na cidade. Fortes será o candidato a vice de Gutierres Torquato (PSB).