A União dos Vereadores do Tocantins (Uvet) chega à sua eleição nesta sexta-feira, 5, rachada, após um turbulento processo eleitoral. A votação ocorrerá entre 8 e 17 horas, de forma online, com apenas um candidato, Enoque Neto (Republicanos), de Araguaína, que vai suceder outro vereador araguainense, Terciliano Gomes (PSD). Segundo Uvet, a votação online será muito fácil e exclusiva para cada vereador, que receberá um link da empresa responsável.
OPOSIÇÃO SE RETIRA
A chapa de oposição, liderada pelo presidente da Câmara de Araguatins, Miguel do Cajueiro (UB), rompeu com a Uvet há cerca de duas semanas e criou outra entidade, a União dos Vereadores Tocantinenses (UVT). Cajueiro disse à coluna na época que conta com mais de 50 câmaras filiadas, o que é negado pelo presidente da Uvet, Terciliano, que garante que sua entidade tem 80 casas legislativas aptas a votar nesta sexta.
NÃO GOSTOU DA CONDUÇÃO
O grupo de Cajueiro não gostou da condução do processo eleitoral. Eles não concordam com a eleição online, que acreditam estar sujeita a fraude, o que é negado por Terciliano. Além disso, alegam que o presidente da Uvet deveria ter convocado a eleição de 180 a 30 dias antes do fim do mandato da atual gestão, concluído em 31 de março. Acusam ainda a situação de continuar filiando câmaras aliadas e recusando as contrárias a Terciliano, o que o presidente da entidade também negou à coluna.
MAIORES CÂMARAS
Além de Terciliano, a candidatura de Enoque Neto foi abraçada pelos presidentes das duas maiores câmaras do Estado, José do Lago Folha Filho (PSDB), de Palmas; e Marcos Duarte (SD), de Araguaína.