O ex-prefeito de Palmas Raul Filho (PSD) desistiu de sua pré-candidatura ao Senado Federal. Em carta enviada aos aliados nesta segunda-feira, 23, o político revela certa insatisfação com a postura adotada pela senadora Kátia Abreu (PDT) e pelo deputado federal Irajá Abreu (PSD). “Compreendi que o entendimento inicial havia sido desfeito”, afirma no texto.
Desde que saiu derrotado nas eleições municipais de 2016, Raul Filho não escondia o desejo de disputar uma vaga no Senado Federal. Com este objetivo que o político ingressou no Partido Social Democrático (PSD), sigla da base de Kátia Abreu. O ex-prefeito chegou a assumir a importante função de coordenar a campanha da pedetista na eleição suplementar.
Entretanto, o baixo desempenho de Kátia Abreu na disputa pelo governo do Estado na eleição suplementar mudou o cenário, e Irajá Abreu, que preside o PSD no Tocantins, passou a articular a vaga para o Senado Federal para si. Negociações já foram abertas com o pré-candidato ao governo do Rede, o advogado Márlon Reis, afastando qualquer possibilidade para Raul Filho.
“Venho informar que minha pré-candidatura ao Senado, fruto de entendimento com a senadora Kátia Abreu e com o deputado Irajá Abreu, presidente de nosso partido, PSD, foi desarticulada. Apesar de me sentir preparado e com experiência suficiente para disputar e exercer o cargo de senador da República, vejo-me, por questões partidárias, sem espaço para tal”, afirmou o ex-prefeito.
Raul Filho também demonstrou certo isolamento dentro do PSD. “Depois de saber pela imprensa do interesse do deputado Irajá Abreu em concorrer ao Senado, inclusive já com conversas adiantadas, compreendi que o entendimento inicial havia sido desfeito. Lamento não haver sido comunicado das mudanças de planos do partido”, acrescentou.
Apesar de deixar a disputar por uma vaga pelo Senado Federal, Raul Filho deixa claro que não deixará a vida pública. “Outros embates virão, pois política faz parte de minha vida. A luta continua!”, encerra.
Adversários históricos, Raul e Kátia se aproximaram nas eleições municipais de 2016, quando a senadora rompeu com o então candidato à reeleição e prefeito Carlos Amastha (PSB). A hoje pedetista foi para o palanque de Raul.
Em abril, Raul deixou o PR e se filiou ao PSD, com o compromisso de Kátia de que teria vaga assegurada para o Senado. Contudo, com a cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) veio a eleição suplementar. Diante do péssimo resultado de sua candidatura a governadora e a falta entendimento da oposição fizeram a parlamentar desistir de disputar as eleições de outubro, reduzindo as possibilidades de Raul ter sua vaga de senador. A situação se complicou ainda mais com a decisão de Irajá de buscar o Senado.
Leia abaixo a íntegra da carta:
“Caros amigos.
Serenidade e sabedoria devem ser sempre a bússola que guia o caminho de um homem. É por acreditar nisso que venho primeiro agradecer a compreensão, confiança e apoio recebido de cada amigo e amiga ao longo de minha vida e em cada projeto a que me propus realizar.
Quem me conhece sabe que sou determinado e quando me proponho a algo dou o melhor de mim, com absoluta dedicação e de forma incansável.
Mas ao mesmo tempo em que sou obstinado, também busco a prudência e não tenho receio de recuar quando necessário.
Assim, venho informar que minha pré-candidatura ao senado, fruto de entendimento com a senadora Kátia Abreu e com o deputado Irajá Abreu, presidente de nosso partido, PSD, foi desarticulada.
Apesar de me sentir preparado e com experiência suficiente para disputar e exercer o cargo de Senador da República, vejo-me, por questões partidárias, sem espaço para tal.
Depois de saber pela imprensa do interesse do deputado Irajá Abreu em concorrer ao Senado, inclusive já com conversas adiantadas, compreendi que o entendimento inicial havia sido desfeito. Lamento não haver sido comunicado das mudanças de planos do partido.
Por isto, me sinto no dever de ocupar este espaço para comunicar aos companheiros de longa data sobre esta decisão.
Outros embates virão, pois política faz parte de minha vida…a luta continua…!!!
Raul Filho, ex-prefeito de Palmas”