O prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano (sem partido), foi reeleito por aclamação na manhã desta sexta-feira, 14, presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). O atual mandato termina no dia 31 de janeiro e então começarão mais dois anos de gestão. Mariano é o entrevistado do quadro “Entrevista a Distância”.
Como principais conquistas do primeiro mandato, o presidente da ATM citou a qualificação dos servidores dos municípios, uma das maiores necessidades das administrações municipais, e também a melhor distribuição das emendas coletivas da bancada federal.
Para o próximo mandato, Mariano contou que existe uma série de relações institucionais que precisam ser “aprimoradas”. “E é nisso que vamos concentrar o esforço maior para os próximos dois anos, a relação institucional, o respeito mútuo que deve existir”, afirmou.
Segundo ele, os prefeitos hoje são uma classe “muito marginalizada”, e em algumas regiões do Estado “é preciso corrigir algumas anomalias que existem nas relações institucionais”.
A principal relação dos municípios é com o governo do Tocantins, que também passa, como as prefeituras, por sua maior crise fiscal. Mariano disse que entende a situação difícil do Estado, que deve repasses constitucionais aos municípios, mas afirmou que pretende procurar o Palácio Araguaia para conversar. “Não se justifica mais, nos momentos atuais, a gente ficar correndo atrás de recursos dos quais já é constitucionalmente garantida a nossa parte. Temos respeito do governo do Estado e vamos ter uma relação institucional respeitosa, mas, evidentemente, defendendo os interesses dos municípios”, avisou.
Assista a seguir a íntegra da participação do presidente reeleito da ATM, Jairo Mariano, no quadro “Entrevista a Distância”: