O deputado estadual Gutierres Torquato deixou o PSB e se filiou ao PDT nessa sexta-feira, 1º, como era esperado, mas, diferente do que vinha sendo dito, vai disputar a reeleição na Assembleia, e não mais uma vaga na Câmara Federal. A mudança de planos é reflexo do rompimento do grupo até pouco tempo formado pelo ex-prefeito de Gurupi e presidente regional do PDT, Laurez Moreira, com o presidente regional do PSB, Carlos Amastha, e o empresário Oswaldo Stival.
Laurez já havia dito à Coluna do CT que Gutierres iria a federal, o que foi reafirmado nesta semana por Amastha em sua participação no quadro do site “Conversa de Política”. Segundo o também ex-prefeito de Palmas, o acordo das eleições de 2020 já previa Gutierres concorrendo à Câmara Federal, uma vez que o grupo aceitou a “imposição” de Laurez para que seu ex-secretário de gestão fosse o candidato a prefeito de Gurupi. Dessa forma, em 2022, o candidato a estadual deles seria o ex-vereador Eduardo Fortes (PSD), o vice de Gutierres há dois anos.
Em 2018, Gutierres, pelo PSDB, fez 13.874 votos para estadual, e ficou de suplente, assumindo a vaga mês passado, no lugar do deputado Ricardo Ayres (PSB). Já Fortes foi candidato a federal, também pelo PSDB, e fez 14.451 votos.